Potências do encontro com coletivos sensíveis a expressões de gêneros diversos: problematizações e composições fragmentadas em nome de urgências plurais para e com a Educação Matemática
dc.contributor.advisor | Miarka, Roger [UNESP] | |
dc.contributor.author | Suárez, Jeimy Marcela Cortés [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:53:45Z | |
dc.date.issued | 2025-04-28 | |
dc.description.abstract | Esta tese buscou trabalhar com potências de diferentes expressões de gênero para problematizar a Educação Matemática, deslocando-se de uma lógica baseada na falta para uma abordagem que enfatiza compromissos e tomadas de consciência. A voz assume um papel central na narrativa, emergindo da experiência coletiva da pesquisadora e dos coletivos com os quais dialoga. Nesse processo, a tese habita dinâmicas e práticas que expressam intervenções criativas, introduzindo o sensível como um conceito para e junto à Educação Matemática. Esse sensível opera como um efeito capaz de desestabilizar paradigmas, ressaltando a necessidade de assumir e atuar a partir da diversidade em sua pluralidade. Para tanto, a pesquisa foi conduzida com três coletivos da região de Rio Claro, que incorporam questões de gênero em suas pautas, enfrentando opressões e discriminações e promovendo formações próprias em suas organizações. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem cartográfica, acompanhando a atuação desses coletivos e registrando suas dinâmicas e produções discursivas. Na materialidade acadêmica, elaborou-se um texto que compõe três grupos de fragmentos – des-integra-ser – que articulam as experiências junto aos coletivos, produzindo pistas de marcas de sensibilidade ante as expressões de gênero percebidas. Em meio a esse processo, dado o destaque da oralidade nesses coletivos, produziram-se episódios de podcast refletindo sobre os modos como cada coletivo se organiza e expressa gênero. Com isso, buscamos pensar uma educação matemática desde/com/para uma perspectiva de gênero de maneira problematizada, que permita produzir outros percursos, outros mundos, e uma educação matemática ética e muito mais humanizante nos processos subjetivos do fazer sensível o conhecimento em uma sociedade hostil frente as dissidências do gênero. | pt |
dc.description.abstract | RESUMO EM BRAILE ⠨⠗⠑⠎⠥⠍⠕ ⠑⠍ ⠃⠗⠁⠊⠇⠇⠑ ⠨⠑⠎⠞⠁ ⠞⠑⠎⠑ ⠃⠥⠎⠉⠕⠥ ⠞⠗⠁⠃⠁⠇⠓⠁⠗ ⠉⠕⠍ ⠏⠕⠞⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠙⠑ ⠙⠊⠋⠑⠗⠑⠝⠞⠑⠎ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠏⠁⠗⠁ ⠏⠗⠕⠃⠇⠑⠍⠁⠞⠊⠵⠁⠗ ⠁ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠂ ⠙⠑⠎⠇⠕⠉⠁⠝⠙⠕-⠎⠑ ⠙⠑ ⠥⠍⠁ ⠇⠬⠛⠊⠉⠁ ⠃⠁⠎⠑⠁⠙⠁ ⠝⠁ ⠋⠁⠇⠞⠁ ⠏⠁⠗⠁ ⠥⠍⠁ ⠁⠃⠕⠗⠙⠁⠛⠑⠍ ⠟⠥⠑ ⠑⠝⠋⠁⠞⠊⠵⠁ ⠉⠕⠍⠏⠗⠕⠍⠊⠎⠎⠕⠎ ⠑ ⠞⠕⠍⠁⠙⠁⠎ ⠙⠑ ⠉⠕⠝⠎⠉⠊⠣⠝⠉⠊⠁⠄ ⠨⠁ ⠧⠕⠵ ⠁⠎⠎⠥⠍⠑ ⠥⠍ ⠏⠁⠏⠑⠇ ⠉⠑⠝⠞⠗⠁⠇ ⠝⠁ ⠝⠁⠗⠗⠁⠞⠊⠧⠁⠂ ⠑⠍⠑⠗⠛⠊⠝⠙⠕ ⠙⠁ ⠑⠭⠏⠑⠗⠊⠣⠝⠉⠊⠁ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠁ ⠙⠁ ⠏⠑⠎⠟⠥⠊⠎⠁⠙⠕⠗⠁ ⠑ ⠙⠕⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎ ⠉⠕⠍ ⠕⠎ ⠟⠥⠁⠊⠎ ⠙⠊⠁⠇⠕⠛⠁⠄ ⠨⠝⠑⠎⠎⠑ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠂ ⠁ ⠞⠑⠎⠑ ⠓⠁⠃⠊⠞⠁ ⠙⠊⠝⠡⠍⠊⠉⠁⠎ ⠑ ⠏⠗⠷⠞⠊⠉⠁⠎ ⠟⠥⠑ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠁⠍ ⠊⠝⠞⠑⠗⠧⠑⠝⠯⠪⠑⠎ ⠉⠗⠊⠁⠞⠊⠧⠁⠎⠂ ⠊⠝⠞⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠝⠙⠕ ⠕ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠉⠕⠍⠕ ⠥⠍ ⠉⠕⠝⠉⠑⠊⠞⠕ ⠏⠁⠗⠁ ⠑ ⠚⠥⠝⠞⠕ ⠫ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠄ ⠨⠑⠎⠎⠑ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠕⠏⠑⠗⠁ ⠉⠕⠍⠕ ⠥⠍ ⠑⠋⠑⠊⠞⠕ ⠉⠁⠏⠁⠵ ⠙⠑ ⠙⠑⠎⠑⠎⠞⠁⠃⠊⠇⠊⠵⠁⠗ ⠏⠁⠗⠁⠙⠊⠛⠍⠁⠎⠂ ⠗⠑⠎⠎⠁⠇⠞⠁⠝⠙⠕ ⠁ ⠝⠑⠉⠑⠎⠎⠊⠙⠁⠙⠑ ⠙⠑ ⠁⠎⠎⠥⠍⠊⠗ ⠑ ⠁⠞⠥⠁⠗ ⠁ ⠏⠁⠗⠞⠊⠗ ⠙⠁ ⠙⠊⠧⠑⠗⠎⠊⠙⠁⠙⠑ ⠑⠍ ⠎⠥⠁ ⠏⠇⠥⠗⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑⠄ ⠨⠝⠁ ⠍⠁⠞⠑⠗⠊⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠁⠉⠁⠙⠣⠍⠊⠉⠁⠂ ⠑⠇⠁⠃⠕⠗⠕⠥-⠎⠑ ⠥⠍ ⠞⠑⠭⠞⠕ ⠟⠥⠑ ⠉⠕⠍⠏⠪⠑ ⠞⠗⠣⠎ ⠛⠗⠥⠏⠕⠎ ⠙⠑ ⠋⠗⠁⠛⠍⠑⠝⠞⠕⠎ – ⠙⠑⠎-⠊⠝⠞⠑⠛⠗⠁-⠎⠑⠗ – ⠟⠥⠑ ⠁⠗⠞⠊⠉⠥⠇⠁⠍ ⠁⠎ ⠑⠭⠏⠑⠗⠊⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠚⠥⠝⠞⠕ ⠁⠕⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠂ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠝⠙⠕ ⠏⠊⠎⠞⠁⠎ ⠙⠑ ⠍⠁⠗⠉⠁⠎ ⠙⠑ ⠎⠑⠝⠎⠊⠃⠊⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠁⠝⠞⠑ ⠁⠎ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠏⠑⠗⠉⠑⠃⠊⠙⠁⠎⠄ ⠨⠑⠍ ⠍⠑⠊⠕ ⠁ ⠑⠎⠎⠑ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠂ ⠙⠁⠙⠕ ⠕ ⠙⠑⠎⠞⠁⠟⠥⠑ ⠙⠁ ⠕⠗⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠝⠑⠎⠎⠑⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠂ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠗⠁⠍-⠎⠑ ⠑⠏⠊⠎⠬⠙⠊⠕⠎ ⠙⠑ ⠏⠕⠙⠉⠁⠎⠞ ⠗⠑⠋⠇⠑⠞⠊⠝⠙⠕ ⠎⠕⠃⠗⠑ ⠕⠎ ⠍⠕⠙⠕⠎ ⠉⠕⠍⠕ ⠉⠁⠙⠁ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕ ⠎⠑ ⠕⠗⠛⠁⠝⠊⠵⠁ ⠑ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠁ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠉⠕⠍ ⠊⠎⠎⠕⠂ ⠃⠥⠎⠉⠁⠍⠕⠎ ⠏⠑⠝⠎⠁⠗ ⠥⠍⠁ ⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁ ⠙⠑⠎⠙⠑⠲⠉⠕⠍⠲⠏⠁⠗⠁ ⠥⠍⠁ ⠏⠑⠗⠎⠏⠑⠉⠞⠊⠧⠁ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠙⠑ ⠍⠁⠝⠑⠊⠗⠁ ⠏⠗⠕⠃⠇⠑⠍⠁⠞⠊⠵⠁⠙⠁⠂ ⠟⠥⠑ ⠏⠑⠗⠍⠊⠞⠁ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠗ ⠕⠥⠞⠗⠕⠎ ⠏⠑⠗⠉⠥⠗⠎⠕⠎⠂ ⠕⠥⠞⠗⠕⠎ ⠍⠥⠝⠙⠕⠎⠂ ⠑ ⠥⠍⠁ ⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁ ⠿⠞⠊⠉⠁ ⠑ ⠍⠥⠊⠞⠕ ⠍⠁⠊⠎ ⠓⠥⠍⠁⠝⠊⠵⠁⠝⠞⠑ ⠝⠕⠎ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠎ ⠎⠥⠃⠚⠑⠞⠊⠧⠕⠎ ⠙⠕ ⠋⠁⠵⠑⠗ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠕ ⠉⠕⠝⠓⠑⠉⠊⠍⠑⠝⠞⠕ ⠑⠍ ⠥⠍⠁ ⠎⠕⠉⠊⠑⠙⠁⠙⠑ ⠓⠕⠎⠞⠊⠇ ⠋⠗⠑⠝⠞⠑ ⠁⠎ ⠙⠊⠎⠎⠊⠙⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠙⠕ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠏⠁⠇⠁⠧⠗⠁⠎ ⠉⠓⠁⠧⠑⠎ ⠨⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠄ ⠨⠎⠑⠝⠎⠊⠃⠊⠇⠊⠙⠁⠙⠑⠄ ⠨⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠨⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠏⠗⠑⠉⠕⠝⠉⠑⠊⠞⠕⠄ ⠨⠗⠁⠉⠊⠎⠍⠕⠄ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠄ ⠨⠉⠁⠗⠞⠕⠛⠗⠁⠋⠊⠁⠄ ⠑⠙⠥⠉⠁⠉⠊⠕⠝⠁⠊⠎ | |
dc.description.abstract | Esta tesis buscó trabajar con las potencias de diferentes expresiones de género para problematizar la Educación Matemática, desplazándose de una lógica basada en la carencia hacia un enfoque que enfatiza compromisos y toma de conciencia. La voz asume un papel central en la narrativa, emergiendo de la experiencia colectiva de la investigadora y de los colectivos con los que dialoga. En este proceso, la tesis habita dinámicas y prácticas que expresan intervenciones creativas, introduciendo lo sensible como un concepto para y junto a la Educación Matemática. Este elemento sensible opera como un efecto capaz de desestabilizar paradigmas, resaltando la necesidad de asumir y actuar desde la diversidad en su pluralidad. Para ello, la investigación se llevó a cabo con tres colectivos de la región de Río Claro que incorporan cuestiones de género en sus agendas, enfrentando opresiones y discriminaciones y promoviendo sus propias formaciones en sus organizaciones. Metodológicamente, se adoptó un enfoque cartográfico, acompañando la actuación de estos colectivos y registrando sus dinámicas y producciones discursivas. En la materialidad académica, se elaboró un texto compuesto por tres grupos de fragmentos – des-integra-ser – que articulan las experiencias junto a los colectivos, produciendo pistas sobre marcas de sensibilidad ante las expresiones de género percibidas. En medio de este proceso, dado el protagonismo de la oralidad en estos colectivos, se produjeron episodios de pódcast que reflexionan sobre las formas en que cada colectivo se organiza y expresa el género. Con ello, buscamos pensar una Educación Matemática desde/con/para una perspectiva de género problematizada, que permita la producción de otros recorridos, otros mundos y una educación matemática ética y mucho más humanizante en los procesos subjetivos de hacer sensible el conocimiento en una sociedad hostil frente a las disidencias de género. | es |
dc.description.abstract | This thesis aimed to explore the potential of different gender expressions to problematize Mathematics Education, shifting away from a logic based on lack toward an approach that emphasizes commitments and awareness. The voice plays a central role in the narrative, emerging from the researcher’s collective experience and the collectives with which she engages in dialogue. In this process, the thesis inhabits dynamics and practices that express creative interventions, introducing the sensitive as a concept for and within Mathematics Education. This sensitivity operates as an effect capable of destabilizing paradigms, highlighting the need to embrace and act upon diversity in its plurality. To this end, the research was conducted with three collectives in the Rio Claro region that incorporate gender issues into their agendas, confronting oppression and discrimination while promoting their own forms of education within their organizations. Methodologically, a cartographic approach was adopted, following the activities of these collectives and documenting their dynamics and discursive productions. In its academic materiality, the thesis was structured into three groups of fragments – des-integra-ser – that articulate the experiences with the collectives, producing traces of sensitivity in response to perceived gender expressions. Throughout this process, given the prominence of orality in these collectives, podcast episodes were produced to reflect on how each collective organizes itself and expresses gender. Through this approach, we seek to rethink Mathematics Education from/with/for a problematized gender perspective, one that enables the creation of alternative paths, new worlds, and a more ethical and deeply humanized Mathematics Education. In this context, making knowledge sensitive emerges as an alternative to the hostility faced by gender dissidences in society. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001. | |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | |
dc.identifier.lattes | 6424717833449361 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/310894 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Coletivos | pt |
dc.subject | Sensibilidade | pt |
dc.subject | Expressões de gênero | pt |
dc.subject | Racismo | pt |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Cartografia | pt |
dc.subject | Multiplicidades | pt |
dc.subject | Diversidade | pt |
dc.subject | Compromisos educacionais | pt |
dc.subject | Colectivos | es |
dc.subject | Sensibilidad | es |
dc.subject | Expresiones de género | es |
dc.subject | Educación matemáticas | es |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Racism | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Method of cartography | en |
dc.subject | Philosophy of difference | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.title | Potências do encontro com coletivos sensíveis a expressões de gêneros diversos: problematizações e composições fragmentadas em nome de urgências plurais para e com a Educação Matemática | pt |
dc.title.alternative | Potencialidades de encuentros con colectivos sensibles a expresiones de géneros diversos: problematizaciones y composiciones fragmentadas en nombre de urgencias plurales para y con la Educación Matemática | es |
dc.title.alternative | Potentialities of encounters with collectives sensitive to expressions of diverse genres: problematizations and fragmented compositions in the name of plural urgencies for and with Mathematics Education | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | A tese traz uma discussão embasada em experiências de campo e em vozes em diálogo com coletivos com pautas voltadas para questões relacionadas a expressões de gênero das regiões de Rio Claro e Piracicaba, no interior de São Paulo. Essa composição de doutorado é resultado de um trabalho colaborativo com esses coletivos, sem os quais a proposta não teria alcançado o sentido de potência afirmativa de vida e de construção de conhecimento que opera nesta escrita. O trabalho proporciona reflexões que podem ser operadas na prática educacional, especialmente no campo da equidade interseccional. A tese se mostra potente para a construção de currículos mais inclusivos e sensíveis, promovendo uma formação docente comprometida com uma educação matemática que valorize a diversidade. Assumir pautas como a equidade de gênero vai além de uma questão de justiça social: trata-se de uma estratégia essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – mais especificamente os ODS 4 “Educação de Qualidade”, 5 “Equidade de Gênero” e 10 “Redução de desigualdades” – e construir um futuro mais inclusivo e sustentável. Temas significativos, como os abordados neste estudo, contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica e de práticas educativas pautadas pelo respeito aos direitos humanos. A aproximação prioritária com os coletivos das comunidades, com foco na expressão de gênero como temática central, permite fornecer subsídios valiosos para professores, pesquisadores e outros interessados. Os dados e análises apresentados nesta pesquisa têm potencial para informar políticas educacionais, ações formativas e futuras pesquisas. Por fim, as estratégias propostas nesta tese têm o potencial de mitigar desigualdades e podem ser adaptadas a diferentes contextos, colaborando para a melhoria de práticas educativas e combatendo sistemas que perpetuam exclusões e preconceitos. A busca por uma educação de qualidade é, assim, fortalecida e ressignificada neste trabalho. | pt |
dcterms.impact | La tesis presenta una discusión basada en experiencias de campo y voces en diálogo con colectivos con agendas enfocadas en temas relacionados con las expresiones de género en las regiones de Rio Claro y Piracicaba, en el interior de São Paulo. Esta composición doctoral es el resultado del trabajo colaborativo con estos colectivos, sin el cual la propuesta no habría alcanzado el sentido de poder vital y construcción de conocimiento que opera en este escrito. El trabajo proporciona reflexiones que pueden implementarse en la práctica educativa, especialmente en el ámbito de la equidad interseccional. La tesis demuestra ser poderosa para la construcción de currículos más inclusivos y sensibles, promoviendo la formación de docentes comprometidos con una educación matemática que valore la diversidad. Abordar temas como la igualdad de género va más allá de una cuestión de justicia social: es una estrategia esencial para alcanzar los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) —en concreto, los ODS 4 «Educación de Calidad», 5 «Igualdad de Género» y 10 «Reducción de las Desigualdades»— y construir un futuro más inclusivo y sostenible. Cuestiones importantes, como las abordadas en este estudio, contribuyen al desarrollo de una conciencia crítica y de prácticas educativas guiadas por el respeto a los derechos humanos. Priorizar la vinculación con grupos comunitarios, con un enfoque en la expresión de género como tema central, proporciona un valioso apoyo a docentes, investigadores y otras partes interesadas. Los datos y análisis presentados en esta investigación tienen el potencial de fundamentar políticas educativas, acciones de formación e investigaciones futuras. Finalmente, las estrategias propuestas en esta tesis tienen el potencial de mitigar las desigualdades y pueden adaptarse a diferentes contextos, ayudando a mejorar las prácticas educativas y a combatir los sistemas que perpetúan exclusiones y prejuicios. De este modo, la búsqueda de una educación de calidad se fortalece y reinterpreta en este trabajo. | es |
dcterms.impact | The thesis presents a discussion based on field experiences and voices in dialogue with collectives with agendas focused on issues related to gender expressions in the regions of Rio Claro and Piracicaba, in the interior of São Paulo. This doctoral composition is the result of collaborative work with these collectives, without which the proposal would not have achieved the sense of life-affirming power and knowledge construction that operates in this writing. The work provides reflections that can be operated in educational practice, especially in the field of intersectional equity. The thesis proves to be powerful for the construction of more inclusive and sensitive curricula, promoting teacher training committed to a mathematics education that values diversity. Addressing issues such as gender equality goes beyond a matter of social justice: it is an essential strategy for achieving the Sustainable Development Goals (SDGs) – more specifically SDGs 4 “Quality Education”, 5 “Gender Equality” and 10 “Reduced Inequalities” – and building a more inclusive and sustainable future. Significant issues, such as those addressed in this study, contribute to the development of critical awareness and educational practices guided by respect for human rights. Prioritizing outreach to community groups, with a focus on gender expression as a central theme, provides valuable support for teachers, researchers and other interested parties. The data and analyses presented in this research have the potential to inform educational policies, training actions and future research. Finally, the strategies proposed in this thesis have the potential to mitigate inequalities and can be adapted to different contexts, helping to improve educational practices and combat systems that perpetuate exclusions and prejudices. The search for quality education is thus strengthened and reinterpreted in this work. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Matemática - IGCE | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos | pt |
unesp.researchArea | Filosofia e epistemologia na Educação Matemática. | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- suarez_jmc_dr_rcla.pdf
- Tamanho:
- 9.27 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: