Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas

dc.contributor.advisorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
dc.contributor.authorWiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z
dc.date.issued2005-03-02
dc.description.abstractEsta tese resulta de uma investigação que tem por foco o estudo acerca de quanto e como os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação das Universidades Estaduais Paulistas contribuem na formação de seus alunos enquanto professores universitários. Os dados coletados são oriundos de análise documental, questionários e entrevistas informais com alunos dos três Programas de Pós-Graduação em Educação em questão. Nesta coleta de dados foram priorizados três aspectos do problema: as necessidades de formação dos pós-graduandos enquanto professores universitários, a atuação dos Programas quanto a esta formação e a opinião dos pós-graduandos sobre as contribuições do Programa em sua formação docente. O trabalho demonstra a ocorrência de esforços dos Programas quanto à formação docente universitária e aponta algumas sugestões que possam vir a desencadear pesquisas futuras, bem como auxiliar na discussão a respeito da formação do professor universitário nos cursos de Pós-Graduação em Educação, e nas Pós-Graduações de forma mais geral.pt
dc.description.abstractThis thesis is the result of an investigation that focus on how and how much the Post-Graduate Programs on Education of USP, UNICAMP and UNESP, the three State Universities in São Paulo State, contribute in the training of their students as University Professors. The techniques that were used to collect the data were documental analysis, questionnaries and intervieus with students of the three Programs. Three aspects of the problem were stressed: the necessities of the training of the post-graduate students as University Professors, from the Programs act on this training, and the opinion of the students about the contributions of the Program about his/her training. This work demonstrates the occurrence of efforts by the Programs on the training of University Professors and points out some suggestions that can trigger future researches, as well as contribute in the question of the training of Professors in the Post-Graduate Programs on Education and in other Post-Graduate Programs.en
dc.format.extent2 v. : il. color., graf., tab. estat. + anexo
dc.identifier.aleph000290842
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationWIEZZEL, Andréia Cristiane Silva. A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas. 2005. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
dc.identifier.filewiezzel_acs_dr_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102254
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores universitáriospt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduação - São Paulo (Estado)pt
dc.subjectProfessor universitáriopt
dc.subjectUniversity professoren
dc.subjectProfessor trainingen
dc.subjectPost-Graduate Studiesen
dc.subjectHigher Educationen
dc.titleA Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticaspt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9140007564247346[1]
unesp.author.orcid0000-0003-4592-5421[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
wiezzel_acs_dr_mar.pdf
Tamanho:
717.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format