Publicação: Opera Inutile
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Spaniol, José Paiani
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper aims to register the creation and development of the artist’s book “Opera Inutile”, revealing its context and presenting research about the themes present in the work. The Greek myths of Aracne, Minotaur, Medusa, Chiron, and Argus are considered, as well as the biblical stories of Cain and Job, investigating how the matter of theodicy and divine justice may be present in these tales. It also analyzes pessimism and offers a secular option to the topics, looking to the figure of the hard-boiled detective and Greek tragedy. It approaches the life and work of Aby Warburg, exposing his intellectual nomadism and revealing its importance to the research. Still, presents five possibilities of comparative mythology, as well as introduces the hypothesis of Indo-European mythos, allowing the development of the themes approached previously. Finally, it registers the conception and making process of the artistic work, showing materials, sketches, and the iconography resulting from the process.
Resumo (português)
A presente monografia visa registrar o processo de criação e desenvolvimento do livro de artista “Opera Inutile”, revelando seu contexto e apresentando a pesquisa sobre os temas presentes no trabalho. Considera os mitos gregos de Aracne, Minotauro, Medusa, Quíron, e Argos; e as histórias bíblicas de Caim e Jó, investigando como o assunto da teodiceia e da justiça divina podem estar presentes entre esses contos. Analisa-se também o pessimismo e oferece uma opção secular aos tópicos tratados, olhando para a figura do detetive noir e a tragédia grega. Aborda a vida e obra de Aby Warburg, expondo seu nomadismo intelectual e revelando sua importância para a pesquisa. Ainda, apresenta cinco possibilidades de mitologia comparada, bem como introduz a hipótese da mitologia indo-europeia, permitindo o aprofundamento do conteúdo tratado anteriormente. Por fim, registra o processo de concepção e realização do trabalho artístico, expondo materiais, esboços e a iconografia resultante do processo.
Descrição
Palavras-chave
Warburg, Neo-noir, Mitologia grega, Estudos bíblicos, Arte, Teodicéia, Pessimismo, Tragédia grega, Mitologia comparada, Indo-europeu, Livro de artista
Idioma
Português