Publicação: Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Data
2023-11-09
Autores
Orientador
Schio, Rúbia Barcelos Amaral 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho apresenta e discute os recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de três livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se propõe a buscar compreender e interpretar determinados recursos didáticos, e vislumbrar as possibilidades disponíveis para a prática do professor em sala de aula no processo de ensino da matemática. Procuramos identificar nas obras as potencialidades propiciadas a partir dos recursos apresentados e discutimos alguns aspectos dos recursos didáticos fundamentados em pressupostos teóricos de Lorenzato, Passos e Sadovsky. Também questionamos a idealização de alguns professores, que acreditam que a simples manipulação do recurso leva ao aprendizado, quando de fato a utilização de recursos didáticos nas aulas de matemática necessita ser intencionalmente planejada pelos professores, possibilitando uma nova visão sobre a seleção dos recursos didáticos.
Resumo (inglês)
This study presents and discusses didactic resources for teaching mathematics in the early years of elementary education, based on the analysis of three approved mathematics textbooks by the National Program for Textbooks and Teaching Materials (PNLD). It is a qualitative research that aims to comprehend and interpret specific didactic resources and envision the possibilities available to teachers in the classroom during the mathematics teaching process. We aim to identify the potentialities provided by the presented resources in the textbooks and discuss certain aspects of didactic resources based on the theoretical assumptions of Lorenzato, Passos, and Sadovsky. We also question the idealization by some teachers, who believe that simply manipulating the resource leads to learning, when in fact the intentional planning of didactic resources in mathematics classes needs to be carefully considered by teachers, enabling a new perspective on resource selection.
Descrição
Idioma
Português