Publicação: Atividades circenses na Educação Física: uma alternativa pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental II
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Data
Orientador
Barela, José Angelo 

Coorientador
Leite, Marlon Magnon Valdevino 

Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Estudos recentes têm evidenciado um crescente interesse pelas atividades circenses como uma alternativa pedagógica inovadora no ensino de Educação Física. Tal interesse decorre do potencial que atividades circenses apresentam para desenvolver habilidades motoras, favorecer a socialização e estimular a criatividade nos estudantes. Infelizmente, a inserção sistemática dessas atividades no contexto escolar, especialmente no âmbito do Ensino Fundamental II, permanece pouco explorada e carece de maior aprofundamento acadêmico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo discutir algumas das principais práticas circenses e propor sua aplicação pedagógica no ensino de Educação Física para alunos do Ensino Fundamental II. Para a organização dessas atividades, as modalidades circenses serão classificadas em categorias, conforme suas particularidades e possibilidades pedagógicas, baseando-se na revisão de literatura. Essas categorias serão estruturadas em unidades didático-pedagógicas, levando em consideração o uso de materiais de pequeno porte, como bolas, arcos e malabares, bem como atividades que não exijam a utilização de materiais, como acrobacias de solo e exercícios de equilíbrio. Dessa forma, é recomendável e possível a aplicação de atividades plenamente executáveis para prática de estudantes em diversas idades. Sendo assim, o presente estudo contribuiu com exemplo de aulas para diversificação das práticas pedagógicas na Educação Física escolar, oferecendo aos professores recursos metodológicos que potencializem o engajamento e o desenvolvimento integral dos estudantes, com base em práticas lúdicas e circenses.
Resumo (inglês)
Recent studies have shown a growing interest in circus activities as an innovative pedagogical alternative in Physical Education. This interest arises from the potential of circus activities to develop motor skills, promote socialization, and stimulate creativity in students. Unfortunately, the systematic inclusion of these activities in the school context, particularly in lower secondary education, remains underexplored and lacks sufficient academic depth. In this regard, the present study aims to discuss some of the main circus practices and propose their pedagogical application in Physical Education for lower secondary students. To organize these activities, circus modalities will be classified into categories according to their particularities and pedagogical possibilities, based on a literature review. These categories will be structured into didactic-pedagogical units, taking into account the use of small materials such as balls, hoops, and juggling props, as well as activities that do not require materials, such as floor acrobatics and balance exercises. Thus, it is both advisable and feasible to implement fully executable activities for students of various ages. In this way, the present study contributes examples of lessons to diversify pedagogical practices in school Physical Education, offering teachers methodological resources that enhance student engagement and holistic development through playful and circus-related practices.
Descrição
Palavras-chave
Atividade circense, Ensino escolar, Modalidades circenses, Circus activity, School education, Circus modalities
Idioma
Português