Publicação: Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
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Data
Autores
Orientador
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho 

Lopes, Súsel Fernanda 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de
uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que
mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a
inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo
de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado
através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação
com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar.
Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares,
professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com
a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome
fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão
na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi
possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar
que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a
todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com
professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano
escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a
participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da
Educação Inclusiva.
Resumo (inglês)
This research is a case study that aims to analyze the process of inclusion of a
student with cerebral palsy enrolled in regular education. Reflecting that even with the Brazilian laws covering Special Education, there is indeed inclusion in schooling and how inclusive education is part of the process of socialization and the full development of students. This work was conducted through the observation of the school routine in which the student is inserted, the relationship with her teachers, colleagues and other collaborators of the school unit. Along with data collection, through interviews with family members, teachers, and the student herself about this process of school inclusion. With the exposition of expressive information about the
living of Maria (fictitious name) with the other colleagues. The adaptation of
pedagogical contents, inclusion in the school's routine and architectural accessibility. Through these speeches, it was possible to analyze that the study participant has a family support network that seeks to stimulate her development. Providing access to education, and a whole set of complementary therapies, as well as a school with teachers and collaborators, who seek to include Maria in daily school activities and
encourage her to interact with her classmates. It is concluded that the participant is satisfied with her school environment, which reflects Inclusive Education
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação especial, Atendimento educacional especializado, Estudo de caso, Education, Special education, Specialized educational assistance, Case study
Idioma
Português