Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.advisorLopes, Súsel Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Bruna Fernanda
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-16T12:07:49Z
dc.date.available2023-05-16T12:07:49Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.description.abstractEssa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva.pt
dc.description.abstractThis research is a case study that aims to analyze the process of inclusion of a student with cerebral palsy enrolled in regular education. Reflecting that even with the Brazilian laws covering Special Education, there is indeed inclusion in schooling and how inclusive education is part of the process of socialization and the full development of students. This work was conducted through the observation of the school routine in which the student is inserted, the relationship with her teachers, colleagues and other collaborators of the school unit. Along with data collection, through interviews with family members, teachers, and the student herself about this process of school inclusion. With the exposition of expressive information about the living of Maria (fictitious name) with the other colleagues. The adaptation of pedagogical contents, inclusion in the school's routine and architectural accessibility. Through these speeches, it was possible to analyze that the study participant has a family support network that seeks to stimulate her development. Providing access to education, and a whole set of complementary therapies, as well as a school with teachers and collaborators, who seek to include Maria in daily school activities and encourage her to interact with her classmates. It is concluded that the participant is satisfied with her school environment, which reflects Inclusive Educationen
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243436
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt
dc.subjectEstudo de casopt
dc.subjectEducationen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectSpecialized educational assistanceen
dc.subjectCase studyen
dc.titleEducação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regularpt
dc.title.alternativeInclusive education: followning the experiences of a student with cerebral palsy in regular educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_bf_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
375.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.42 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_bf_tcc_bauru_autorização.pdf
Tamanho:
3.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: