Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação ambiental para as crianças da educação infantil

dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorRomão, Mônica Zanuzzi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:54Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:54Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) becomes a prominent issue in contemporary society, especially as it presents itself as a strategy for coping with the imbalance in the relationship between man and man and man and nature. Environmental problems exemplify the situation of environmental crisis. However, the issue is comprehensive, including a social collapse characterized by numerous types of inequalities: economic, ethnic, cultural and political. In the political sphere, we have witnessed the service of the interests of the hegemonic class. On the other hand, the lack of environmental notions goes beyond the construction of ecological awareness and reflects on how values are absent from the context of the current environmental crisis. Seeking to be a practice that promotes change, EA is increasingly present in the school context collaborating with the transformation of social reality. Therefore, we understand that Environmental Education, aiming at the formation of citizens in their full sense, must be worked from Childhood Education and remain in other segments of schooling, and can collaborate for effective changes in attitude towards environmental issues. The main objective of this work was, therefore, to identify pedagogical practices present in the work with the environmental theme in the work of Early Childhood Education. The research is qualitative, of documentary analysis, of the type state of the art, having as source of data the bank of the Project EArte of theses and dissertations in Environmental Education. This bank was our source to constitute the documentary corpus. The theses and dissertations were selected from the Didactic Resources and Learning Methods and Methods filters, and ten papers were located and studied. As an analytical tool of the data we opted for content analysis (BARDIN, 1977)...en
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) passa a ser um tema de destaque na sociedade contemporânea, sobretudo, por apresentar-se como uma estratégia para o enfrentamento do desequilíbrio nas relações entre homem e homem e homem e natureza. Os problemas ambientais exemplificam a situação de crise ambiental, entretanto, a questão é abrangente, incluindo um colapso também no âmbito social, caracterizado por inúmeros tipos de desigualdades: econômicas, étnicas, culturais e políticas. No âmbito político, temos presenciado o atendimento dos interesses da classe hegemônica. Por outro lado, a falta de noções ambientais ultrapassa a construção da consciência ecológica e reflete em como os valores se ausentam do contexto da crise ambiental na atualidade. Buscando ser uma prática que promove mudanças, a EA está cada vez mais presente no contexto escolar colaborando com a transformação da realidade social. Sendo assim, entendemos que a Educação Ambiental, visando à formação de cidadãos em seu sentido pleno, deve ser trabalhada desde a Educação Infantil e permanecer nos demais segmentos da escolarização, podendo colaborar para efetivas mudanças de atitude em relação às questões ambientais. O principal objetivo deste trabalho foi, portanto, identificar práticas pedagógicas presentes no trabalho com a temática ambiental no trabalho da Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, de análise documental, do tipo estado da arte, tendo como fonte de dados o banco do Projeto EArte de teses e dissertações em Educação Ambiental. Este banco foi nossa fonte para constituir o corpus documental. As teses e dissertações foram selecionadas a partir dos filtros Recursos didáticos e Processos e métodos de ensino aprendizagem, sendo que foram localizados e estudados dez trabalhos...pt
dc.format.extent60 f.
dc.identifier.aleph000888734
dc.identifier.citationROMÃO, Mônica Zanuzzi. A educação ambiental para as crianças da educação infantil. 2017. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888734.pdf
dc.identifier.lattes6039026972914644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155737
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectValorespt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnvironmental educationpt
dc.titleA educação ambiental para as crianças da educação infantilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6039026972914644
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000888734.pdf
Tamanho:
453.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format