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Publicação:
A educação ambiental para as crianças da educação infantil

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Data

Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Environmental Education (EE) becomes a prominent issue in contemporary society, especially as it presents itself as a strategy for coping with the imbalance in the relationship between man and man and man and nature. Environmental problems exemplify the situation of environmental crisis. However, the issue is comprehensive, including a social collapse characterized by numerous types of inequalities: economic, ethnic, cultural and political. In the political sphere, we have witnessed the service of the interests of the hegemonic class. On the other hand, the lack of environmental notions goes beyond the construction of ecological awareness and reflects on how values are absent from the context of the current environmental crisis. Seeking to be a practice that promotes change, EA is increasingly present in the school context collaborating with the transformation of social reality. Therefore, we understand that Environmental Education, aiming at the formation of citizens in their full sense, must be worked from Childhood Education and remain in other segments of schooling, and can collaborate for effective changes in attitude towards environmental issues. The main objective of this work was, therefore, to identify pedagogical practices present in the work with the environmental theme in the work of Early Childhood Education. The research is qualitative, of documentary analysis, of the type state of the art, having as source of data the bank of the Project EArte of theses and dissertations in Environmental Education. This bank was our source to constitute the documentary corpus. The theses and dissertations were selected from the Didactic Resources and Learning Methods and Methods filters, and ten papers were located and studied. As an analytical tool of the data we opted for content analysis (BARDIN, 1977)...

Resumo (português)

A Educação Ambiental (EA) passa a ser um tema de destaque na sociedade contemporânea, sobretudo, por apresentar-se como uma estratégia para o enfrentamento do desequilíbrio nas relações entre homem e homem e homem e natureza. Os problemas ambientais exemplificam a situação de crise ambiental, entretanto, a questão é abrangente, incluindo um colapso também no âmbito social, caracterizado por inúmeros tipos de desigualdades: econômicas, étnicas, culturais e políticas. No âmbito político, temos presenciado o atendimento dos interesses da classe hegemônica. Por outro lado, a falta de noções ambientais ultrapassa a construção da consciência ecológica e reflete em como os valores se ausentam do contexto da crise ambiental na atualidade. Buscando ser uma prática que promove mudanças, a EA está cada vez mais presente no contexto escolar colaborando com a transformação da realidade social. Sendo assim, entendemos que a Educação Ambiental, visando à formação de cidadãos em seu sentido pleno, deve ser trabalhada desde a Educação Infantil e permanecer nos demais segmentos da escolarização, podendo colaborar para efetivas mudanças de atitude em relação às questões ambientais. O principal objetivo deste trabalho foi, portanto, identificar práticas pedagógicas presentes no trabalho com a temática ambiental no trabalho da Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, de análise documental, do tipo estado da arte, tendo como fonte de dados o banco do Projeto EArte de teses e dissertações em Educação Ambiental. Este banco foi nossa fonte para constituir o corpus documental. As teses e dissertações foram selecionadas a partir dos filtros Recursos didáticos e Processos e métodos de ensino aprendizagem, sendo que foram localizados e estudados dez trabalhos...

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Valores, Pratica de ensino, Environmental education

Idioma

Português

Como citar

ROMÃO, Mônica Zanuzzi. A educação ambiental para as crianças da educação infantil. 2017. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.

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