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Publicação:
Comparação gráfica da técnica do soco Gyaku Tsuki do karatê através de sistemas inerciais

dc.contributor.advisorRybarczykFilho, José Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorSerra, Marcela Sponchiado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-04T16:58:39Z
dc.date.available2021-11-04T16:58:39Z
dc.date.issued2018-11-08
dc.description.abstractNos últimos anos empresas de alta tecnologia tem investido no desenvolvimento de micropro cessadores cada vez menores. Estes permitiram a criação de dispositivos chamados “sistemas embarcados”, no qual contém um processador e vários conectores para sensores. Estas tecnolo gias têm sido aplicadas a dispositivos chamados “vestíveis”, que serão utilizados neste estudo. O objetivo é combinar biomecânica e tecnologia de vestíveis em artes marciais para que haja a possibilidade de obter resultados em tempo real e armazená-los para mensurar a evolução durante as práticas, como forma de motivação a persistir na busca por um melhor desenvolvi mento e mais segurança ao poder contar com a análise quantitativa de seus resultados, a qual abre margem para traçar novas metas a serem alcançadas. Estas medidas serão coletadas através da captação dos movimentos do soco feita por um dispositivo presente na luva do atleta. Fácil de ser aplicado, possível de ser filmado e abrangente no quesito de experiência dos atletas são algumas motivações para a escolha do golpe que se mostra imensamente eficaz em termos de aceleração e técnica. Ao serem captados os sinais do receptor serão enviados em forma encrip tada para um computador equipado com um programa. Enviados via rede wi-fi, o sinal coletado terá como resposta a formação de gráficos, com um layout acessível ao entendimento geral, que permitirá a determinação da eficácia do golpe. Sabe-se que um golpe lento não é eficaz e se efetuado de forma incorreta acarretará em possíveis lesões, por conta disso a importância de saber o quão ágil foi a aplicação e como proceder para melhorá-lo. Isto se torna ainda um incentivo maior, pois o treinador com acesso a esses dados poderá identificar mais rapidamente deficiências no treino de cada atleta e trabalhar para que a modalidade cresça. Este trabalho visa engrandecer as formas de análise do movimento do corpo e contribuir para a melhoria da desenvoltura dos treinos, abrindo margem para vários outros estudos e aplicaçõespt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId458810/2013-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214986
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectArduinopt
dc.subjectSistemas embarcadospt
dc.subjectDispositivos vestíveispt
dc.subjectMonitoração de golpes de karatêpt
dc.subjectBiomecânica esportivapt
dc.titleComparação gráfica da técnica do soco Gyaku Tsuki do karatê através de sistemas inerciaispt
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateFísica Médica - ibbpt

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