Repository logo
 

Publication:
A forma da conversão a si no pensamento de Michel Foucault: ressonâncias d'A Hermenêutica do Sujeito e questões para a psicanálise

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Verissimo, Danilo Saretta

Coadvisor

Graduate program

Psicologia - FCLAS

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Doctoral dissertation

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

O presente trabalho desenvolve dois problemas referentes ao curso ministrado por Foucault em 1982, no Collège de France. O primeiro, mais extenso, consiste em uma análise da categoria descritiva da conversão a si no quadro do cuidado de si filosófico exposto naquele ano. O segundo trata de formular um campo de ressonâncias entre o preceito do cuidado de si (epiméleia heautoû) e a psicanálise lacaniana. Começando com um Prelúdio, delimitamos a singularidade d’A Hermenêutica do Sujeito sob a função terapêutica da filosofia, isto é, sob seu exercício enquanto uma espiritualidade calcada no cuidado de si, e não no preceito délfico do conhecimento de si (gnôthi seautón). No Capítulo I, analisamos a conversão a si como a forma tipicamente greco-latina de relação consigo. Avaliamos a possibilidade de vislumbrar, nesta categoria, o processo de subjetivação que Deleuze extrai de Foucault, qual seja, uma afecção de si por si, representada pela noção de dobra. Neste sentido, falamos da interpretação foucaultiana dos exercícios espirituais antigos, relacionando-os à imagem da dobra. No Capítulo II, trabalhamos sobre a relação com o Outro, termo que, neste caso, se refere ao filósofo no exercício da função terapêutica. Partimos do paradoxo constituído pelo aparente caráter apriorístico da relação consigo, demonstrando que ela só acontece em correlação com um mestre filósofo e com um grupo filosófico. Nesta seção, abordamos as modalidades históricas de posicionamento do Outro, delineamos a especificidade do mestre greco-latino e comentamos os seus efeitos históricos na produção da verdade para o discípulo. No Interlúdio, voltamo-nos à definição da verdade enquanto um equipamento (paraskeué) de proteção e socorro forjado no contexto epicurista e estoico. Introduzimos a aproximação entre filosofia e medicina, que estipula a verdade em seu teor de força curativa. Neste contexto, questionamos a tendência e a impossibilidade de compreender a paraskeué como o momento em que Foucault elabora uma concepção de verdade supostamente isolada de forças coercitivas. Por fim, no Capítulo III, retomamos a questão endereçada pelo filósofo à psicanálise, que busca entender se há uma afinidade entre ela e a espiritualidade do cuidado de si. Como resultado, demonstramos algumas ressonâncias no problema das posições do analista, e aproximamos o sujeito da conversão a si da noção lacaniana de sujeito do significante – neste ponto, analisamos a dimensão significante do inconsciente estruturado como uma linguagem, campo onde se inscreve a verdade e o sujeito, passando brevemente por textos freudianos e focando no texto L’instance de la lettre, de Lacan.

Abstract (english)

This paper develops two problems concerning the classes given by Foucault in 1982 at the Collège de France. The first, more extensive, consists in an analysis of the descriptive category of the conversion to the self in the framework of the philosophical spirituality presented that year. The second is about formulating a field of resonances between the precept of the care of the self (epiméleia heautoû) and Lacanian psychoanalysis. Starting with a Prelude, we delimit the singularity of The Hermeneutics of the Subject under the therapeutic function of philosophy, that is, under its exercise as a spirituality based on the care of the self, and not in the Delphic’s precept of the knowledge of the self (gnôthi seautón). In Chapter I, we analyzed the conversion to the self as the typically Greco-Latin’s form of relationship with oneself. We evaluate the possibility of glimpsing, in this category, the process of subjectivation that Deleuze draws from Foucault, namely, an affection of the self by the self, represented by the notion of fold. In this sense, we talk about the Foucauldian’s interpretation of the ancient spiritual exercises, relating them to the image of the fold. In Chapter II, we work on the relationship with the Other, which is the philosopher in the exercise of the therapeutic function. We start from the paradox constituted by the apparent aprioristic character of the relationship with oneself, demonstrating that it only happens in correlation with a philosopher master and with a philosophical group. In this session, we address the historical modes of positioning the Other, outline the specificity of the Greco-Latin master, and comment on his historical effects on the production of truth for the disciple. In the Interlude, we turn to the definition of truth as an equipment (paraskeué) of protection and help, forged in the Epicurean and Stoic contexts. We introduce the approach between philosophy and medicine, which stipulates truth in its content as a curative force. In this context, we question the tendency and impossibility of understanding the paraskeué as the moment when Foucault elaborates a conception of truth supposedly isolated from coercive forces. Finally, in Chapter III, we take up again the question addressed by the philosopher to psychoanalysis, which seeks to understand whether there is an affinity between it and the spirituality of the care of the self. As a result, we demonstrate some resonances of this precept in the problem of the analyst's positions, and we formulate an approximation between the subject of the conversion to the self and the Lacanian notion of the subject of the significant.

Description

Keywords

Psicanálise, Foucault, Michel, 1926-1984, Lacan, Jacques, 1901-1981, Sujeito, Conversão

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs