Logo do repositório
 

Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores

dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorMazza, Débora [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:38Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:38Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm
dc.identifier.lattes3060869388251465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148308
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titlePráticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadorespt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3060869388251465
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos