Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
dc.contributor.author | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Mazza, Débora [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:38Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:38Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm | |
dc.identifier.lattes | 3060869388251465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148308 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3060869388251465 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |