Publicação: Educação ambiental no ensino de química: uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica sobre o tratamento da água para o ensino médio
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Data
Autores
Orientador
Cardoso, Arnaldo Alves 

Coorientador
Nogueira, Raquel Fernandes Pupo 

Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em vista da importância da água potável, foram instaladas nos estados brasileiros as estações de tratamento de água para fazerem vários processos visando a purificação desse recurso natural, uma vez que essa água é encontrada com contaminantes, sejam visíveis ou não. Para que a população fosse conscientizada, criou-se no Brasil a Educação Ambiental. Com ela foi-se adaptando os conteúdos na BNCC para que o aluno aprendesse os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem nas etapas de tratamento, aproximando à realidade do aluno. Dessa forma, o Currículo Paulista prevê a abordagem do Tratamento de Água, sendo possível relacionar conteúdos químicos com o seu ciclo hidrológico, assim como a sua importância ambiental e a compreensão do seu tratamento para uso social, além dos aspectos ligados à poluição da mesma. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma Unidade Didática Multiestratégica sobre o Tratamento de Água aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para isso, foram desenvolvidas as tarefas dessa unidade didática a fim de ter um maior aproveitamento no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi os Três Momentos Pedagógicos, que é dividido em Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com isso, os alunos participam ativamente, desenvolvendo a percepção crítica. Também as sequências didáticas foram elaboradas articulando o conteúdo com os objetivos de aprendizagem e com várias estratégias didáticas a fim de estimular o aluno e facilitar seu aprendizado.
Resumo (inglês)
In view of the importance of drinking water, laws were passed to guarantee this right. As a result, water treatment plants were installed in Brazilian states to carry out various processes aimed at purifying this natural resource, since this water contains contaminants, whether visible or not. To make the population aware, Environmental Education was created in Brazil. With it, the content at BNCC was adapted so that the student could learn the chemical, physical and biological processes that occur in the treatment stages, bringing the student closer to the student's reality. In this way, the São Paulo Curriculum provides for the Water Treatment approach, making it possible to relate chemical contents to its hydrological cycle, as well as its environmental importance and the understanding of its treatment for social use, in addition to aspects linked to its pollution. The objective of this work was to develop a Multistrategic Didactic Unit on Water Treatment for 1nd year high school students. To this end, the tasks of this didactic unit were developed in order to make greater use of the students' teaching-learning process. The methodology used was the Three Pedagogical Moments, which is divided into Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of
Knowledge. With this, students actively participate, developing critical perception. The didactic sequences were also created, articulating the content with the learning objectives and with various didactic strategies in order to stimulate the student and facilitate their learning.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Ensino médio, Água potável, Aprendizagem ativa, Planejamento educacional
Idioma
Português