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Publicação:
Indústria 4.0 e o trabalho mediado por empresas de plataforma: um estudo a partir da pandemia de COVID 19 no Brasil

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Orientador

Souza, Edvânia Ângela de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Franca - FCHS - Serviço Social

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo discute alguns elementos das atuais transformações do mundo do trabalho, como resultado do processo que vem sendo denominado de Quarta Revolução Industrial/Indústria 4.0. Discute, especialmente, os principais aspectos das relações sociais de trabalho mediadas pela empresas de plataformas, sobretudo, aquelas que operam os serviços de entrega de mercadorias e de compartilhamento de viagens no Brasil. Objetiva-se descortinar os impactos para o trabalho e condições de vida da classe trabalhadora que está envolvida no trabalho mediado pelas empresas de plataformas e de aplicativos. Trata-se de um estudo bibliográfico, com base em autores e autoras do Serviço Social e das Ciências Humanas e Sociais. Verificou-se que durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento de pessoas se cadastrando nas empresas de plataformas, especialmente, para os serviços de entrega de mercadorias, todavia, estas empresas não ofereceram qualquer garantia de direitos, por exemplo, equipamentos de proteção individual para enfrentar às exposições ao possível contágio. O trabalho mediado pelas empresas de plataformas e de aplicativos representa uma forte demanda para o trabalho de assistentes sociais, pois se constitui como expressão da questão social, dado a intensificação do trabalho e a ausência de direitos trabalhistas, sendo importante que a profissão de Serviço Social se debruce nos estudos que cercam este tema, especialmente, a partir da crítica da economia política.

Resumo (inglês)

This study discusses some elements of the current transformations in the world of work as a result of the process commonly referred to as the Fourth Industrial Revolution/Industry 4.0. It particularly examines the main aspects of social work relations mediated by platform companies, especially those involved in goods delivery and ride-sharing services in Brazil. The objective is to uncover the impacts on the work and living conditions of the working class engaged in platform and app-mediated work. This is a bibliographic study based on authors from Social Work and Human and Social Sciences. It was found that during the COVID-19 pandemic, there was an increase in people registering with platform companies, especially for goods delivery services. However, these companies did not provide any guarantee of rights, such as personal protective equipment to address potential contagion exposure. Work mediated by platform and app-based companies represents a significant demand for social workers as it constitutes an expression of the social issue, given the intensification of work and the absence of labor rights. It is important for the Social Work profession to delve into studies surrounding this theme, especially from the perspective of political economy critique.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho, Uberização, COVID 19, Indústria 4.0, Work, Industry 4.0, Uberization

Idioma

Português

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