Logotipo do repositório
 

Publicação:
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão
dc.contributor.authorMotoda, Karina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-15T13:50:55Z
dc.date.available2022-03-15T13:50:55Z
dc.date.issued2022-02-03
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores.pt
dc.description.abstractThis research paper presents a reflection about the children’s graphic development from ages 8 to 10 years old. This specific age group was selected because, as researchers Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent and Marjorie Wilson indicate, it’s about this moment that children become more critical and even insecure regarding their own artistic creations. They start comparing their drawings to other images they know, wanting to copy and appropriate the drawing methods of their culture for themselves. This moment contrasts deeply with the spontaneity in previous moments earlier in their drawing practice. To enable the understanding of such transformation, this research presents the studies of the authors mentioned previously, among others, and interviews with nine children from 8 to 10 years old who attend to different schools. The interviews’ aim was to get to know the children’s perceptions about drawings, their visual references, and their art classes in school. Based on the data, it were made reflections concerning subject matters such as the myth of what a “good drawing” is, the influence of mass culture over children’s drawings and the teaching methods in art classes which are able to encourage children from ages 8 to 10 years old to continue drawing, instead of abandoning this practice because they believe they don’t have the skill to do so and because they didn’t receive an adequate guidance when their criticality and expectations towards their own drawings were becoming increasingly bigger.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217197
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesenho infantilpt
dc.subjectCultura popularpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectArte Estudo e ensinopt
dc.subjectArt Educationen
dc.subjectChildren's drawingspt
dc.subjectPop cultureen
dc.subjectLearning processpt
dc.titleO desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa práticapt
dc.title.alternativeDrawings made by children from 8 to 10 years old and how the teaching of arts can help avoid the abandonment of this practiceen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArtes Visuais - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
motoda_k_tcc_ia.pdf
Tamanho:
1.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.42 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
motoda_k_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
289.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: