Logotipo do repositório
 

Publicação:
O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação

dc.contributor.advisorPechula, Marcia Reami [UNESP]
dc.contributor.authorDenardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-11-09T19:35:22Z
dc.date.available2017-11-09T19:35:22Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.description.abstractA meditação tem alcançado, através de um discurso compassivo e ligado à paz, alguns espaços nas ciências, sobretudo, nas áreas médicas. No entanto, os apelos para uma ciência mais abrangente e menos reducionista, responsável e cuidadosa tem aberto outras possibilidades para o “caminho do meio”. Neste trabalho procura-se pelos discursos e espaços que permitam uma aproximação da meditação com a educação. Verificando em que medida alguns autores da educação, como Paulo Freire e Moacir Gadotti, e da filosofia como Edgar Morin e Leonardo Boff, e ainda alguns documentos oficiais da organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, permitem alinhar ciência, educação e meditação na busca por um ETHOS de cuidado e responsabilidade para um mundo melhor.pt
dc.description.abstractMeditation has reached, through a compassionate and peaceful discourse, some space in science, especially in medical areas. However, appeals for a more comprehensive and less reducionist science, at the same time responsible and caring, has opened up other possibilities for a "middle way". This paper searches for discourses and spaces that allows an approximation between meditation and education. Verifying in what measure some authors in Education, as Paulo Freire and Moacir Gadotti, and Philosophy, as Edgar Morin and Leonardo Boff, and even some oficial documents of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), allow an alignment between science, education and meditation in the search for an ETHOS of care and responsability for a better world.pt
dc.identifier.aleph000893998
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152075
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMeditaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCultura de pazpt
dc.subjectMeditationpt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectPeace culturept
dc.titleO “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educaçãopt
dc.title.alternativeThe "way of the middle" in education: discourses that build bridges between meditation, science and educationpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem – Experiência – Memória - Formaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
denardo_tagb_me_rcla_par.pdf
Tamanho:
970.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
denardo_tagb_me_rcla_int.pdf
Tamanho:
1.69 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: