A escrita feminina: tensões e realizações
Carregando...
Data
Orientador
Santos, Alcides Cardoso dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Letras - FCLAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Feminist theory has gained ground in western academic studies for some decades now, pointing out aspects left behind by the traditional and mainly patriarchal textual studies. The central objective of this essay is to present a critical reading of short stories by women writers departing from the feminist approach, grounded in the critical work of The Madwoman in the Attic, by Sandra M. Gilbert and Susan Gubar. It is understood that this theoretical perspective is an opulent basis to point out textual aspects that are relevant and intrinsically connected with women writer's condition in society. According to this aim, it has been selected seven authors between the end of the nineteenth century and the end of the twentieth: Kate Chopin: The Storm and The Story of an Hour; Charlotte Perkins Gilman: The Yellow Wallpaper and If I were a man; Katherine Mansfield: The Singing Lesson and A Dill Pickle; Doris Lessing: To room nineteen and Wine; Angela Carter: The Company of Wolves and The Werewolf; Alice Munro: Boys and Girls and Winter Wind; Marina Colasanti: A Moça Tecelã and De água nem tão doce. This analysis intends to grasp aspects related to the story, the language and the character formation, making a connection between these elements and the problematic revealed by feminist criticism. The variety of the chosen corpus renders possible a panoramic view of gender issues that defines women writers and their production, in a cultural context detained and defined chiefly by the male gender
Resumo (português)
A teoria feminista já vem ocupando espaço nas academias ocidentais há algumas décadas, apontando para questões que a tradição dos estudos literários, de caráter marcadamente patriarcal, costuma deixar de lado. O presente trabalho tem como objetivo central a leitura crítica de contos de autoria feminina a partir da abordagem teórica feminista, fundamentando-se principalmente na obra crítica The Madwoman in the Attic, de Sandra M. Gilbert e Susan Gubar. Entende-se que este viés teórico se apresenta como uma rica via de acesso a aspectos relevantes do texto que se vinculam à condição da mulher autora dentro da sociedade a que pertence. Neste intuito, foram selecionadas sete escritoras de nacionalidades e contextos biográficos diversos, cujas obras datam do fim do século XIX até o fim do século XX: Kate Chopin: ―The Storm‖ e ―The Story of an Hour‖; Charlotte Perkins Gilman: ―The Yellow Wallpaper‖ e ―If I were a man‖; Katherine Mansfield: ―The Singing Lesson‖ e ―A Dill Pickle‖; Doris Lessing: ―To room nineteen‖ e ―Wine‖; Angela Carter: ―The Company of Wolves‖ e ―The Werewolf‖; Alice Munro: ―Boys and Girls‖ e ―Winter Wind‖; Marina Colasanti: ―A Moça Tecelã‖ e ―De Água nem tão Doce‖. A análise pretendeu compreender aspectos relacionados à linguagem, história e construção de personagens, relacionando estes elementos a algumas das problemáticas desveladas pela crítica feminista. Entende-se que a variedade ampla deste corpus possibilita uma visão panorâmica de questões de gênero que cercam autoras mulheres e suas produções artísticas em um contexto cultural majoritariamente detido e determinado pelo gênero masculino
Descrição
Palavras-chave
Escritoras, Teoria feminista, Contos, Short stories
Idioma
Português
Citação
GONÇALVES, Ana Letícia Barbosa de Faria. A escrita feminina: tensões e realizações. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.

