Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade

dc.contributor.advisorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.contributor.advisorMion, Rejane Aurora [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, João Amadeus Pereira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.issued2010-05-31
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física, em uma proposta educacional que vem sendo construída, desenvolvida e estudada na formação inicial de professores deste 1997. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, tendo a coleta e análise dos dados sob fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos em Freire, Habermas, Strauss, Latour e Miron. A formação do professor e pesquisador em ensino de Física ocorre diante de diferentes demandas e situações -limite que precisam ser enfrentadas. Por isso, é necessário tecer reflexões, relações e modificações no curso da ação. Constato que a vivência de uma práxis - interlocução entre teoria e prática - no desenvolvimento de uma proposta educacional na formação inicial de professores de Física é condição imprescindível para a construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física. Os resultados demonstram que a proposta tem tido progressos importantes na sistematização de atividades educacionais que problematizem conceitos e práticas, as quais viabilizem a abertura e continuidade do diálogo; bem como, nas parcerias tecidas, que buscam implementar e consolidar a relação ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Escolaspt
dc.description.abstractThe aim of this study was to analysis the construction of identity of teacher and reseacher in the teaching of Physics in an educational proposal bulding, developed and studies in abn initial teacher education program since 1997. The research was in a study of case, with collection and analysis of the data was supported by the theoretical epistemological and methodological concepts of Freire, Habermas, Strauss, Latour and Miron. The education of teachers and researchers in the teaching of Physics takes places in a context of different demands and limit situations. It is necessary to develop reflexions, relations and modifcations in the course of action. I check that the experience of praxis - interannouncer between theory and practice - in the development of an educational proposal in Physics teachers initial educational supports the construction of a special identity - a teacher and researcher in the teaching of Physics. The outomes demonstrate that the proposal have had considerable progress in the systematization and educational activities that problematize concepts and practices, which in turn allow for the start and continuation of dialogue; the partnerships that aim to implement and consolidate the relations among teaching, research and outreach activities at the University and Schoolsen
dc.format.extent233 f. : il.
dc.identifier.aleph000638896
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationALVES, João Amadeus Pereira. A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade. 2010. 233 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filealves_jap_dr_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102070
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectPesquisadorespt
dc.subjectInitial education of teachersen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectTeacher and researcheren
dc.subjectTeaching of physicsen
dc.titleA formação inicial de professores de física e a construção de uma identidadept
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alves_jap_dr_bauru.pdf
Tamanho:
1.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format