Publicação:
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília

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Data

2013

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984

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