Publicação: O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
dc.contributor.author | Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:07Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:07Z | |
dc.date.issued | 2008-01-01 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. | pt |
dc.description.abstract | This paper aims to bring to light the intricacies and the particularities of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy. Although this is not a central issue in his thought, it is possible to note his concern about the issue, more systematically in the texts he wrote during the period in which he was a professor and director of the Gymnasium in Nürember. The presentation of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy is here divided in three parts: in the first one, the contents which Hegel thinks to be necessary for the formation of the philosophical thought are pointed; in the second one, the matter of the method and its relationship with the contents in the teaching of philosophy is presented; and finally, in the third one, it aims to understand the role that the teacher plays in this teaching. | en |
dc.description.affiliation | Unesp | |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp | |
dc.format.extent | 153-166 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009 | |
dc.identifier.citation | Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 31, n. 2, p. 153-166, 2008. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-31732008000200009 | |
dc.identifier.file | S0101-31732008000200009.pdf | |
dc.identifier.issn | 0101-3173 | |
dc.identifier.lattes | 7133231255687685 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1532-3243 | |
dc.identifier.scielo | S0101-31732008000200009 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10603 | |
dc.identifier.wos | WOS:000263551300009 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia | |
dc.relation.ispartof | Trans/Form/Ação | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,100 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | ensino da filosofia | pt |
dc.subject | Hegel | pt |
dc.subject | filosofia alemã | pt |
dc.subject | teaching of philosophy | en |
dc.subject | Hegel | en |
dc.subject | german philosophy | en |
dc.title | O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel | pt |
dc.title.alternative | The teaching philosophy and the role of philosopher-teacher in Hegel | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7133231255687685 | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-1532-3243 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0101-31732008000200009.pdf
- Tamanho:
- 427.78 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: