Publicação: O parvo em Gil Vicente e o gracioso em Antônio José da Silva: expressões do cômico no teatro português
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Data
Autores
Orientador
Junqueira, Renata Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação analisa o enredo, a estrutura e a comicidade nas peças Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente e Guerras do Alecrim e Manjerona de Antônio José da Silva, dando enfoque à comicidade criada a partir das situações cômicas e da caracterização das personagens. O trabalho visa, sobretudo, analisar a presença e o perfil das personagens Joane, o Parvo da peça de Gil Vicente, e Semicúpio, o gracioso da peça de Antônio José da Silva. Para isso, esta dissertação faz: a análise por meio da aplicação do modelo actancial, da relação entre estas personagens com as demais em cada peça e suas relevantes importâncias para o desenvolvimento da ação; a análise da construção do cômico a partir de situações e de recursos linguísticos produzidos pelo Parvo e por Semicúpio; e a abordagem sobre a caracterização cômica destas personagens e a aproximação com outros caracteres cômicos de perfil semelhante, revelando as diferenças e semelhanças entre a personagem vicentina e silviana. Por meio do referencial teórico sobre comicidade e caracterização de personagens cômicas, a dissertação demonstra a proximidade da personagem Parvo com o caráter cômico do ingênuo, tal como o bobo e o louco medievais, e a proximidade da personagem Semicúpio com o caráter cômico do esperto, semelhante ao servo da Comédia Nova romana, do qual provieram outros criados, inclusive o gracioso espanhol definido por Lope de Vega
Resumo (inglês)
This paper analyses the plot, structure and the humor on the theater plays Auto da Barca do Inferno of Gil Vicente and Guerras do Alecrim e Manjerona of Antônio José da Silva, focusing the humor created from the comic situations and from the characterization of the personages. This paper intends to analyse the presence and the profile of the characters Joane, the Parvo from Gil Vicente´s play, and Semicúpio, the gracioso from Antônio José da Silva. Its analysis is made through the actantial model of application, the relationship between these characters, their respective fellows and their relevant importance to the development of the plots action; its analysis is also made through the construction of the comical elements used in its linguistic resources produced by the Parvo and by Semicúpio; through the comical characterization approach of these characters and the approximation with some other comical elements, revealing the differences and the similarities between Vicente´s and Silva´s characters. Based on the comical frame of reference and characterization of the comical personages, the paper demonstrates the proximity of the Parvo with a comical and ingenuous character to the middle age crazy people and the jester; also to the personage Semicúpio which has a clever comical character, similar to the Roman New Comedy serf that is the one who the others serfs emanated from, including the Spanish gracioso defined by Lope de Vega
Descrição
Palavras-chave
Vicente, Gil, ca.1470-ca.1536, Silva, Antonio Jose da, 1705-1739, Literatura portuguesa, Teatro portugues, Comico, Parvo, Gracioso, Portuguese literature, Comic
Idioma
Português
Como citar
DACANAL, Débora Cristina. O parvo em Gil Vicente e o gracioso em Antônio José da Silva: expressões do cômico no teatro português. 2011. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.