Publicação: O jogo à luz da pedagogia histórico-crítica e da proposição crítico-superadora nas aulas de educação física
Carregando...
Data
Orientador
Maffei, Willer Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Física escolar brasileira foi influenciada por concepções que por meio de suas ideologias buscavam formar determinado tipo de cidadão, sem se preocupar com conteúdos e metodologias que contemplassem os aspectos social e cultural dos alunos. Devido a aulas voltadas à valorização do esporte, das metodologias de ensino esportivas/biológicas e focadas no professor, os alunos acabam por não participar das aulas. Diante disso justifica-se a necessidade de propostas pedagógicas que superem o esportivismo e valorizem os demais conteúdos da cultura corporal a partir de um viés crítico. Verificou-se como problema de pesquisa: as metodologias de ensino utilizadas nas aulas de EF ou a falta delas. A partir disso, buscou-se responder a pergunta: Quais os desafios metodológicos para a implementação de uma proposta pedagógica a partir de um viés crítico tendo o jogo como conteúdo de ensino? A pesquisa teve como objetivo geral investigar a implementação de uma proposta pedagógica à luz da proposição crítico-superadora e da pedagogia histórico-crítica em uma turma do 6° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa foram: verificar possibilidades e barreiras na implementação dessa proposta de ensino, além de apontar a partir de um viés crítico a superação dessas barreiras e propor sugestões futuras. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, a qual foi realizada em uma escola da rede estadual, em Nova Iguaçu/RJ, tendo como instrumentos para a coleta de dados a observação e o diário de campo. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Verificaram-se pontos positivos na implementação da proposta, como a contribuição para reflexão dos alunos sobre os valores sociais nas diferentes formas de participar de um jogo. Acredita-se que ela possa ter contribuído para valorizar a EF na escola possibilitando a criação de situações didáticas similares, fortalecendo a EF como componente curricular, parte do PPP, formando um aluno crítico por meio de diversos conteúdos da cultura corporal. Acredita-se também que as estratégias e o conteúdo apresentados possam ter contribuído na valorização dos conteúdos da cultura corporal. Apontam-se como desafios o desinteresse dos alunos, dividir quadra com outra docente e utilização de uma quadra menor e descoberta. Como desafio pedagógico aponta-se a superação de concepções históricas da EF. A pesquisa se limita em seu desenvolvimento e continuidade. Sugere-se que haja mais tempo para a reflexão e contato prévio com a proposta, além de mais de uma turma de determinado seguimento participe, e que se avance com a proposta fortalecendo uma EF crítica, propositiva e transformadora por meio de valores críticos.
Resumo (inglês)
School Physical Education that began in Brazil in the 19th century was influenced by hygiene, militarism and sportsmanship, which, through their ideologies, sought to form a certain type of citizen, without worrying about content and methodologies that considered the social and cultural aspects of students . Due to classes focused on evaluating sport, sports/biological teaching methodologies and focused on the teacher, students end up not participating in classes, sometimes being present. In view of this, the need for pedagogical proposals that go beyond sportsmanship and that value other contents of body culture from a critical perspective is justified. The research problem was: the teaching methodologies used in PE classes or the lack thereof. From this, we sought to answer the question: What are the methodological challenges for implementing a pedagogical proposal from a critical perspective with the game as teaching content? The research had the general objective of investigating the implementation of a pedagogical proposal in the light of the critical-overcoming proposition and historical-critical pedagogy in a 6th year elementary school class. The specific objectives of the research were: to verify possibilities and barriers in the implementation of this teaching proposal, in addition to pointing out from a critical perspective how to overcome these barriers and proposing future suggestions. The research is characterized as a case study, which was carried out in a school in the RJ state network in the municipality of Nova Iguaçu, using observation and field diary as instruments for data collection. The data was analyzed using Bardin's content analysis. There were positive points in the implementation of the proposal, such as the interest of most students in participating in the research, which may have contributed to their autonomy and emancipation. It is believed that the proposal may have contributed to evaluating PE at school based on the critical methodology and content used. The
challenges faced when applying the proposal include the lack of interest on the part of some students, in addition to the architectural structure, organization of schedules and lack of water. Regarding the limitations of the proposal, the non-participation of some students stands out negatively. The research was limited due to the short application time and the students did not have prior contact with it. It is suggested that the research be applied over a longer period of time and that students have prior contact with it, in addition to the research being carried out in more than one class and teaching segment, and that it advances in the class in which it was applied to the entire elementary school.
Descrição
Palavras-chave
Educação física, Histórico-crítica, Crítico-superadora, Physical education, Historical-critica, Critical-overcoming
Idioma
Português
Como citar
MOURA, Ulisses Francisco Mascarenhas. O jogo à luz da pedagogia histórico-crítica e da proposição crítico-superadora nas aulas de educação física. Orientador: Willer Soares Maffei. 2024. 142. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.