Os processos de produção de trabalhadores(as) da Assistência Social : contribuições insurgentes do Dispositivo Intercessor
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Benelli, Silvio José 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta intercessão-pesquisa problematizamos a nossa práxis a partir da posição de um trabalhador-intercessor que desenvolvia ações de supervisão técnica, capacitações e assessorias no âmbito da Política Nacional de Educação de Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP/SUAS) (Brasil, 2013) junto aos trabalhadores que compunham algumas equipes de referências dos estabelecimentos socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em municípios do interior paulista. Partimos de questões sobre o processo de institucionalização da PNEP/SUAS (Brasil, 2013), como o processo de formação e capacitação dos trabalhadores vem ocorrendo, os processos de formação/produção de trabalhadores do SUAS disponíveis na atualidade e seus funcionamentos e fundamentos teóricos, técnicos, políticos e éticos. Perguntamos: como uma empresa de assessoria privada que se pauta pelos valores éticos do SUAS (direitos sociais, cidadania, democracia, participação popular, transformação social) se posiciona diante da exigência em responder a encomenda da contratante ou problematiza a demanda procurando contemplar as pulsações instituintes da demanda social e os direitos dos sujeitos sociais e famílias dos estabelecimentos socioassistenciais? Desta pergunta outras duas se desdobram. Como os trabalhadores aprendem para realizar seu trabalho no SUAS? E como são os processos de formação de trabalhadores no contexto da sociedade capitalista que está promovendo intensos processos de precarização das relações trabalhistas? Acreditamos que os trabalhadores que operam com os processos de formação dos trabalhadores da Assistência Social (AS) enfrentam desafios em se aproximar do lugar de quem vai problematizar a práxis no cotidiano do trabalhador social. O Dispositivo Intercessor (DI) foi nossa estratégia metodológica por acreditarmos que ele pode contribuir para desvendarmos alguns dos muitos impasses no campo do trabalho psicossocial no SUAS, buscando promover a superação da divisão do trabalho entre saber e fazer. O DI foi desenvolvido em dois momentos. No primeiro foram realizadas intercessões com as equipes de referência da Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de dois municípios do interior do Estado de São Paulo. O segundo momento, denominado de Dispositivo Intercessor como Meio de Produção de Conhecimento (DIMPC) foi operacionalizado quando refletirmos sobre nossa práxis, produzindo análises críticas e escrevemos nossos ensaios que compõem essa tese. As bases do DI incluem perspectivas transdisciplinares do Materialismo Histórico de Marx; da Análise Institucional (AI), da Filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari, com as análises de Foucault sobre instituições na Sociedade Disciplinar e na Sociedade de Segurança, e no plano das Relações de Poder e, principalmente, da Psicanálise no campo de Freud e Lacan. Nos ocupamos de problematizar o campo das práticas de formação de trabalhadores e a nossa práxis como trabalhador que desenvolvia ações de Educação Permanente no SUAS, buscando contribuir para que outros trabalhadores possam se inspirar para singularizar as suas práticas e fortalecer as forças instituintes presentes nas lutas sociais.
Resumo (inglês)
In this intercession-research we problematize our praxis from the position of a worker-intercessor who developed technical supervision, training and advisory actions within the scope of the National Permanent Education Policy of the Unified Social Assistance System (PNEP/SUAS) (Brazil, 2013) together with the workers who made up some reference teams from the social assistance establishments of the Unified Social Assistance System (SUAS) in municipalities in the interior of São Paulo. We start with questions about the process of institutionalization of PNEP/SUAS (Brazil, 2013), how the process of training and training of workers has been taking place, the processes of training/production of SUAS workers currently available and their functioning and theoretical foundations, technical, political and ethical. We ask: how does a private consultancy company that is guided by the ethical values of SUAS (social rights, citizenship, democracy, popular participation, social transformation) position itself in the face of the requirement to respond to the contractor's order or problematize the demand by seeking to contemplate the instituting pulses of social demand and the rights of social subjects and families in social assistance establishments? From this question two others unfold. How do workers learn to perform their work at SUAS? And what are the worker training processes like in the context of a capitalist society that is promoting intense processes of precarious labor relations? We believe that workers who operate with the training processes of Social Assistance (AS) workers face challenges in approaching the place of those who will problematize the praxis in the daily life of social workers. The Intercessor Device (ID) was our methodological strategy because we believe that it can contribute to unveiling some of the many impasses in the field of psychosocial work at SUAS, seeking to promote overcoming the division of labor between knowing and doing. The DI was developed in two stages. In the first, intercessions were carried out with the reference teams of Basic Social Protection (PSB) and Special Social Protection (PSE) from two municipalities in the interior of the State of São Paulo. The second moment, called Intercessor Device as a Means of Knowledge Production (DIMPC) was operationalized when we reflected on our praxis, producing critical analyzes and writing our essays that make up this report. The foundations of ID include transdisciplinary perspectives from Marx's Historical Materialism; of Institutional Analysis (AI), Deleuze and Guattari's Philosophy of Difference, with Foucault's analyzes of institutions in the Disciplinary Society and the Security Society and, mainly, Psychoanalysis in the field of Freud and Lacan. We are concerned with problematizing the field of worker training practices and our praxis as a worker who developed Permanent Education actions at SUAS, seeking to contribute so that other workers can be inspired to singularize their practices and strengthen the instituting forces present in social struggles.
Descrição
Palavras-chave
Psicologia, Assistência Social, Dispositivo Intercessor, Práxis, Psicanálise, Device-intercessor, Intercession-research, Social Assistance, Training of SUAS workers, Praxis
Idioma
Português
Citação
ALVES, Virgilio Paulo da Silva Alves. Os processos de produção de trabalhadores(as) da assistência social: contribuições insurgentes do dispositivo intercessor. 2025. 403 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras. Assis, 2025.