Publicação: Estudo exploratório do programa de formação profissonal em odontologia para pessoas com deficiência (PFOPD)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Gomes, Mônica Fernandes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São José dos Campos - ICT - Odontologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Objetivo: O objetivo deste estudo é realizar um estudo exploratório sobre a implementação e os resultados do Programa de Formação Profissional em Odontologia para Pessoas com Deficiência (PFOPD), desenvolvido ao longo de três anos. A pesquisa visa avaliar as contribuições do programa na capacitação de dentistas nos serviços públicos de saúde, organizações filantrópicas e universidades, analisando seu impacto na ampliação e qualificação do acesso à saúde bucal para PcD. Ademais, fatores determinantes para a efetividade do programa foram identificados, bem como as percepções sobre sua contribuição para a promoção da inclusão social e a melhoria da qualidade do atendimento odontológico destinado à população com deficiência foram avaliadas. Metodologia: O PFOPD foi desenvolvido com base no guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), do Project Management Institute (PMI). O PFOPD integrou: análise de dados demográficos, epidemiológicos e clínicos por meio de um sistema digital de gestão de resultados, durante um período de 10 meses; aplicação de tecnologias assistivas para otimizar fluxos de atendimento e monitoramento; formação de parcerias interinstitucionais para expandir a abrangência e a disseminação do programa; e avaliação de impacto social e operacional com uso de ferramentas analíticas, como o Google Analytics. Resultados: O PFOPD capacitou 155 cirurgiões-dentistas, que atenderam 1.191 pessoas com deficiência na clínica do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, UNESP, e em suas respectivas unidades básicas de saúde no Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde. O programa também desenvolveu sistemas de estabilização postural, acessórios odontológicos, novos protocolos clínicos e um software de aprendizado virtual. Além disso, foram estabelecidas parcerias com 48 municípios e 23 organizações da sociedade civil, alcançando significativa visibilidade digital nacional e internacional para o programa. Conclusões: A aplicação do guia PMBOK no PFOPD aprimorou a competência dos odontólogos e contribuiu para a reabilitação oral, inclusão social e redução de desigualdades socioeconômicas. A integração das práticas clínicas transdisciplinares nos atendimentos odontológicos resultou em novos métodos, protocolos, técnicas e produtos inovadores. Parcerias público-privadas ampliaram o acesso e a qualidade da saúde bucal para PcD, consolidando o programa como referência na odontologia para PcD, com impacto social e reconhecimento internacional.
Resumo (inglês)
Objective: The objective of this work is to accomplish an exploratory study of the implementation and outcomes of the Professional Training Program in Dentistry for People with Disabilities (PTPD-PD). The research aims to evaluate the program's contributions to the training of dentists in public health services, philanthropic organizations, and universities, analyzing its impact on expanding and improving access to oral health care for people with disabilities (PD). Furthermore, the study identifies key factors influencing the program's effectiveness and evaluates perceptions regarding its contribution to promoting social inclusion and improving the quality of dental care for these individuals. Methodology: The PTPD-PD was developed based on the Project Management Body of Knowledge guide (PMBOK) by the Project Management Institute (PMI). The PTPD-PD integrated: analysis of demographic, epidemiological, and clinical data through a digital results management system over a 10-month period; application of assistive technologies to optimize care and monitoring workflows; formation of interinstitutional partnerships to expand the program's reach and dissemination; and evaluation of social and operational impact using analytical tools, such as Google Analytics Results: The PFOPD trained 155 dental surgeons, who provided care to 1,191 individuals with disabilities at the clinic of the Institute of Science and Technology of São José dos Campos, UNESP, and at their respective primary healthcare units in the Unified Health System (SUS) of the Brazilian Ministry of Health. The program also developed postural stabilization systems, dental accessories, new clinical protocols, and a virtual learning software. Furthermore, partnerships were established with 48 municipalities and 23 civil society organizations, achieving significant national and international digital visibility for the program. Conclusions: The application of the PMBOK guide in the PFOPD enhanced the competence of dental professionals and contributed to oral rehabilitation, social inclusion, and the reduction of socioeconomic inequalities. The integration of transdisciplinary clinical practices in dental care led to the development of new methods, protocols, techniques, and innovative products. Public-private partnerships expanded access to and the quality of dental care for individuals with disabilities, consolidating the program as a reference in dentistry for this population, with social impact and international recognition.
Descrição
Palavras-chave
Educação profissional em saúde pública, Saúde bucal, Pessoas com deficiência, Education, public health professional, Oral health, Disabled persons
Idioma
Português