Publicação: Contribuições de um curso de extensão sobre Educação Estatística, na formação inicial de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais
Carregando...
Arquivos
Data
2024-12-03
Autores
Orientador
Souza, Antônio Carlos de ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
Resumo
Resumo (português)
O presente texto apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, que recorreu à Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e seu objetivo é revelar algumas contribuições de um curso de extensão, em Educação Estatística, para a formação inicial de professoras que atuarão na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso em questão foi oferecido para os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro, e nele foram realizados nove encontros presenciais, assim como foram propostas a realização de atividades remotas. Os dados foram obtidos considerando as falas das (três) participantes e os documentos escritos elaborados por elas no decorrer do curso. Os resultados apontam que, à medida em que o curso era desenvolvido, as participantes se mostraram mais confiantes, com melhor compreensão sobre as ideias estatísticas abordadas, apresentando uma maior facilidade na criação de atividades, assim como em pensar e abordar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Resumo (inglês)
The present text presents a qualitative research study that employed Discursive Textual Analysis as its methodology. Its objective is to reveal some contributions of an extension course in Statistical Education to the initial training of teachers who will work in Early Childhood Education and the early years of Elementary Education. The course was offered to students of the Pedagogy program at São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro Campus, and included nine in-person meetings as well as proposed remote activities. Data were collected based on the statements of the three participants and the written documents they produced throughout the course. The results indicate that as the course progressed, the participants demonstrated increased confidence, a better understanding of the statistical concepts covered, and greater ease in designing activities, as well as in considering and addressing statistics in the early years of Elementary Education and Early Childhood Education.
Descrição
Idioma
Português