Publicação:
Contribuições de um curso de extensão sobre Educação Estatística, na formação inicial de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais

dc.contributor.advisorSouza, Antônio Carlos de [UNESP]
dc.contributor.authorTavares, André Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-14T20:09:26Z
dc.date.available2025-01-14T20:09:26Z
dc.date.issued2024-12-03
dc.description.abstractO presente texto apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, que recorreu à Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e seu objetivo é revelar algumas contribuições de um curso de extensão, em Educação Estatística, para a formação inicial de professoras que atuarão na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso em questão foi oferecido para os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro, e nele foram realizados nove encontros presenciais, assim como foram propostas a realização de atividades remotas. Os dados foram obtidos considerando as falas das (três) participantes e os documentos escritos elaborados por elas no decorrer do curso. Os resultados apontam que, à medida em que o curso era desenvolvido, as participantes se mostraram mais confiantes, com melhor compreensão sobre as ideias estatísticas abordadas, apresentando uma maior facilidade na criação de atividades, assim como em pensar e abordar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.pt
dc.description.abstractThe present text presents a qualitative research study that employed Discursive Textual Analysis as its methodology. Its objective is to reveal some contributions of an extension course in Statistical Education to the initial training of teachers who will work in Early Childhood Education and the early years of Elementary Education. The course was offered to students of the Pedagogy program at São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro Campus, and included nine in-person meetings as well as proposed remote activities. Data were collected based on the statements of the three participants and the written documents they produced throughout the course. The results indicate that as the course progressed, the participants demonstrated increased confidence, a better understanding of the statistical concepts covered, and greater ease in designing activities, as well as in considering and addressing statistics in the early years of Elementary Education and Early Childhood Education.en
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259690
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação estatísticapt
dc.subjectLetramento estatísticopt
dc.subjectPensamento estatísticopt
dc.subjectRaciocínio estatísticopt
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectStatistical literacyen
dc.subjectStatistical thinkingen
dc.subjectStatistical reasoningen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectInitial trainingen
dc.titleContribuições de um curso de extensão sobre Educação Estatística, na formação inicial de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciaispt
dc.title.alternativeContributions of an extension course on Statistical Education to the initial training of Early Childhood and elementary school teachersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFormação pré-serviço e continuada do professor de matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tavares_ag_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: