Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um olhar sobre a comicidade feita por mulheres na contemporaneidade e seu impacto nas pedagogias teatrais decoloniais: a formação das artistas do humor na SP Escola de Teatro na cidade de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Romano, Lucia Regina Vieira

Coorientador

Lopes, Vanessa Biffon

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Arte-Teatro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho faz um estudo sobre o humor realizado por mulheres no Brasil contemporâneo, destacando o caráter feminista e social de suas obras, tendo como focos a atuação pedagógica de artistas-docentes dentro do curso de Humor da SP Escola de Teatro e a jornada do Projeto Stand Up para Mulheres, do estado de São Paulo. Parto de uma análise da minha vivência pessoal no espaço formativo da SP Escola de Teatro, para avaliar as diferenças de uma perspectiva decolonial nas didáticas voltadas para o estudo da comicidade. Considerando essas diferenças no dia-a-dia de quem vivencia essas práticas, algumas questões irão sulear esta pesquisa: Como artistas da atualidade que trabalham com a linguagem da comicidade vêm desenvolvendo práticas menos sexistas e preconceituosas em suas obras e no ambiente de ensino? Quais relações se estabelecem nas trocas entre docentes e estudantes nesses casos? Sem buscar respostas definitivas, mas caminhos possíveis, procuro observar a presença do pensamento feminista interseccional na cena e na sala de aula, com o intuito de entender quais lutas ainda se fazem necessárias e, relacionando prática e teoria, quais invenções podemos compartilhar a partir das nossas experiências como artistas-educadoras-mulheres do humor.

Resumo (inglês)

This study explores humor created by women in contemporary Brazil, emphasizing feminist and social aspects. Focusing on pedagogical practices within São Paulo's SP Escola de Teatro and the project Stand Up para Mulheres, I analyze decolonial perspectives in comedy studies didactics. Drawing from personal experience, this research investigates: How do contemporary artists develop inclusive humor practices? What are the relationships between teachers and students in these contexts? Seeking pathways rather than definitive answers, I examine intersectional feminist thought in performance and classrooms. This study aims to identify necessary struggles and innovative approaches emerging from experiences as artist-educators-women of humor.

Resumo (espanhol)

Este trabajo realiza un estudio sobre el humor realizado por mujeres en el Brasil contemporáneo, destacando el carácter feminista y social de sus obras, centrándose en la actuación pedagógica de artistas-docentes dentro del curso de Humor de la SP Escola de Teatro y el camino del Projeto Stand Up para Mulheres en el estado de São Paulo. Partiendo de un análisis de mi experiencia personal en el espacio formativo de la SP Escola de Teatro, evalúo las diferencias desde una perspectiva descolonizadora en las didácticas orientadas al estudio de la comicidad. Considerando estas diferencias en el día a día de quienes experimentan estas prácticas, algunas preguntas guiarán esta investigación: ¿Cómo los artistas actuales que trabajan con el lenguaje de la comicidad están desarrollando prácticas menos sexistas y prejuiciosas en sus obras y en el entorno educativo? ¿Cuáles son las relaciones establecidas en los intercambios entre docentes y estudiantes en estos casos? Sin buscar respuestas definitivas, sino caminos posibles, busco observar la presencia del pensamiento feminista interseccional en la escena y el aula, con el objetivo de entender cuáles luchas aún son necesarias y, relacionando práctica y teoría, cuáles invenciones podemos compartir a partir de nuestras experiencias como artistas-educadoras-mujeres del humor.

Descrição

Palavras-chave

Teatro, Educação, Comédia, Professores de representação teatral, Comediantes - Brasil, Didática, Feminismo, Professores e alunos

Idioma

Português

Como citar

ROCHA, Amanda Silva da. Um olhar sobre a comicidade feita por mulheres na contemporaneidade e seu impacto nas pedagogias teatrais decoloniais: a formação das artistas do humor na SP Escola de Teatro na cidade de São Paulo. 2024. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação