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Competências de estudantes de curso de graduação em enfermagem para o cuidado em saúde sexual e reprodutiva de mulheres que fazem sexo com mulheres: comparação de duas turmas

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Advisor

Duarte, Marli Teresinha Cassamassimo

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Enfermagem - FMB

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso restrito

Abstract

Abstract (portuguese)

Introdução: As mulheres com relacionamentos homoafetivos ficaram invisíveis nas políticas públicas por longo tempo e, ainda assim, possuem seus direitos violados por causa da orientação sexual ou identidade de gênero. A partir disso e com base em busca na literatura, é possível afirmar a necessidade dos cursos na área da Saúde, como o de Enfermagem, realizarem mudanças curriculares para melhor preparo dos discentes, futuros profissionais, na abordagem da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) de mulheres, em especial aquelas que fazem Sexo com Mulheres (MSM). Assim, o objetivo deste estudo foi analisar comparativamente as competências adquiridas, e aplicação das mesmas, na atenção em saúde sexual e reprodutiva de mulheres, em cenários da atenção primária à saúde, na perspectiva de duas turmas de estudantes de último ano do curso de graduação em Enfermagem e identificar competências específicas para o cuidado de MSM. Método: Estudo transversal, desenvolvido junto a 47 estudantes de último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do interior do Estado de São Paulo, sendo 20 da turma de 2021 e 27 de 2022. Para análise das competências empregou-se o referencial proposto por Telo & Witt (2018) – “Competências Transversais para a Atenção em Saúde Sexual e Reprodutiva na Atenção Primária à Saúde a partir da Visão de Especialistas”, composto por quatro domínios: Domínios: I - “Ética e Princípios Profissionais”, II - “Liderança e Gestão”, III - “Trabalho com a Comunidade, Saúde e Educação, Aconselhamento e Avaliação” e IV - “Provisão do Cuidado”, compreendendo 32 competências. O convite aos estudantes e a coleta de dados foi realizada por meio digital, empregando formulário elaborado no Google Forms, compreendendo caracterização, questionamento sobre formação na graduação para o desempenho da competência e desempenho nos cenários de prática e sugestão de competências relacionadas ao cuidado de MSM. O projeto desta pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local, parecer Nº 4.891.498. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária de 20 a 25 anos (85,1%), era do sexo feminino (95,7%), branca (70,2%) e proveniente de escola pública (66,0%). As competências dos Domínios I e II foram apontadas como as que receberam maior preparo durante a graduação, com consequente maior aplicação das mesmas na prática. Lacunas foram identificadas em relação ao preparo e a realização das competências relativas aos Domínios III e IV, sem diferenças entre as duas turmas. Na comparação das duas turmas, a única competência com diferença significativa foi “Demonstra capacidade técnica para exercer a clínica na Saúde Sexual e Reprodutiva” (Domínio IV), não realizada em maior proporção pela turma de 2021 (30,0% vs. 7,4%; p= 0,005). Foram sugeridas 13 competências específicas para o cuidado de MSM. Conclusão: Verifica-se a necessidade de adequação curricular quanto ao ensino e promoção de oportunidades de aplicação prática voltadas, principalmente, às competências dos Domínios III e IV. O estudo sugere que a turma de 2022 possa ter tido maiores oportunidades de desempenho da competência relativa à clínica da SSR.

Abstract (english)

Introduction: Women in homoaffective relationships have been invisible in public policies for a long time and, even so, their rights are violated because of their sexual orientation or gender identity. Based on this and based on a search in the literature, it is possible to affirm the need for courses in the area of Health, such as Nursing, to carry out curricular changes to better prepare students, future professionals, in approaching women's Sexual and Reproductive Health (SRH), especially those who have Sex with Women (WSW). Thus, the objective of this study was to comparatively analyze the skills acquired, and their application, for sexual and reproductive health care for women, in primary health care scenarios, from the perspective of two groups of students in the last year of the undergraduate course in Nursing and identify specific skills for the care of WSW. Method: Cross-sectional study, developed with 47 students in the last year of the graduation course in Nursing at a Public University in the interior of the State of São Paulo, 20 from the class of 2021 and 27 from 2022. For the analysis of competences, the proposed framework was used by Telo & Witt (2018) – “Transversal Competencies for Sexual and Reproductive Health Care in Primary Health Care from the Perspective of Specialists”, composed of four domains: Domains: I - “Ethics and Professional Principles”, II - “Leadership and Management”, III - “Work with the Community, Health and Education, Counseling and Evaluation” and IV - “Provision of Care”, comprising 32 competences. The invitation to students and data collection was carried out digitally, using a form prepared in Google Forms, comprising characterization, questioning about graduation training for the performance of competence and performance in practice scenarios and suggestion of competences related to the care of WSW. This research project was submitted and approved by the local Research Ethics Committee, opinion Nº 4.891.498. Results: Most participants were aged between 20 and 25 years (85.1%), female (95.7%), white (70.2%) and from public schools (66.0%). The competences in Domains I and II were identified as those that received the most preparation during graduation, with consequent greater application of them in practice. Gaps were identified in relation to the preparation and achievement of skills related to Domains III and IV, with no differences between the two classes. Comparing the two groups, the only competency with a significant difference was “Demonstrates technical capacity to practice clinical practice in Sexual and Reproductive Health” (Domain IV), which was not performed in a greater proportion by the class of 2021 (30.0% vs. 7. 4%; p=0.005). Thirteen specific skills were suggested for WSW care. Conclusion: There is a need for curricular adequacy in terms of teaching and promoting opportunities for practical application, mainly focused on the skills of Domains III and IV. The study suggests that the class of 2022 may have had greater opportunities to perform the SRH clinical competency.

Description

Keywords

Saúde sexual e reprodutiva, Homossexualidade feminina, Graduação em enfermagem, Competência profissional, Sexual and reproductive health, Female homosexuality, Nursing graduation, Professional competence

Language

Portuguese

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