Publicação: Transformação de hospital universitário na construção de respostas à Covid-19: inovações, práticas colaborativas e aprendizagem à luz da Teoria Histórico-Cultural da Atividade
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Data
Autores
Orientador
Almeida, Ildeberto Muniz de 

Querol, Marco Antônio Pereira
Maeda, Sayuri Tanaka
Coorientador
Pós-graduação
Saúde Coletiva - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O contexto de pandemia da Covid-19 exigiu dos hospitais tomada de decisões céleres e implantação de mudanças de modo ágil, envolvendo estrutura, fluxo de atendimentos, disponibilidade de materiais, além de orientações e equipamentos de proteção aos trabalhadores. A preocupação com a saúde física e emocional dos trabalhadores é legítima diante do maior risco de contágio. Todos os elementos constituintes do sistema hospitalar foram readequados: pessoal, ambiente físico, instrumentos e insumos, regras e protocolos, divisão do trabalho, interações com autoridades locais e estaduais, e órgãos de comunicação. Objetivo Geral Compreender o desenvolvimento das estratégias e ações dos sistemas de atividades do hospital em relação à evolução das respostas à pandemia de Covid-19. Objetivos Específicos. Mapear as mudanças históricas do hospital pesquisado no que se refere à organização de recursos em resposta às demandas da pandemia; analisar implicações de saúde e segurança do trabalho decorrentes das principais medidas adotadas; e analisar a geração de respostas como oportunidade de aprendizagem. Métodos. Trata-se de pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, realizada por análise documental e entrevistas em profundidade por meio de um roteiro semiestruturado, com foco nas narrativas dos participantes. Foram entrevistados quinze participantes, multiprofissionais, de dez setores de um hospital universitário. Os dados foram relacionados e analisados qualitativamente mediante a técnica de análise de conteúdo, tendo como referencial a teoria histórico-cultural da atividade. Resultados. As mudanças no hospital ocorreram nas fases convencional, contingência, crise e pós-crise. O novo objeto “respostas à pandemia de Covid-19” impactou todo o sistema de atividades, interdependentes, do hospital. Foram identificadas inovações e medidas de sucesso em resposta à pandemia. Houve medidas de suporte e apoio pelo hospital que amenizaram os impactos à saúde do trabalhador. As decisões foram tomadas de forma conjunta e colaborativa e envolveram atores intra-hospitalares e interinstitucionais, demonstrando potencial para aprendizagem. Considerações finais. Inovações de sucesso caracterizaram marco inicial para desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativas. Trabalhadores envolvidos nas respostas à pandemia demonstraram capacidade de desenvolvimento, ante o momento de transformações em suas práticas de trabalho e expansão do objeto da atividade do hospital universitário. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de discussões coletivas para desenvolvimento de políticas internas e públicas visando a aprendizagem expansiva, consciência coletiva e educação continuada como principais meios de preparar o sistema hospitalar para novas situações de crise.
Resumo (inglês)
The context of the Covid-19 pandemic demanded that hospitals make quick decisions and implement changes in an agile way, involving structure, flow of care, availability of materials, in addition to guidelines and protective equipment for workers. Concern about the physical and emotional health of workers is legitimate in view of the greater risk of contagion. All the constituent elements of the hospital system were readjusted: personnel, physical environment, instruments and supplies, rules and protocols, division of labor, interactions with local and state authorities, and communication agencies. General Objective. Understand the development of strategies and actions of hospital activity systems in relation to the evolution of responses to the Covid-19 pandemic. Specific objectives. Map the historical changes of the researched hospital regarding the organization of resources in response to the demands of the pandemic; analyze occupational health and safety implications of the main measures adopted; and analyze the generation of responses as a learning opportunity. Methods. This is an exploratory research, of a qualitative nature, carried out by document analysis and in-depth interviews using a semi-structured script, focusing on the participants' narratives. Fifteen multi-professional participants from ten sectors of an university hospital were interviewed. The data were qualitatively related and analyzed using the content analysis technique, using the Cultural-Historical Activity Theory as a theoretical framework. Results. The changes in the hospital occurred in the conventional, contingency, crisis and post-crisis phases. The new object “responses to the Covid-19 pandemic” impacted the entire system of interdependent activities of the hospital. Innovations and successful measures in response to the pandemic were identified. There were support measures and support by the hospital that mitigated the impacts on the worker's health. Decisions were taken jointly and collaboratively and involved intra-hospital and inter-institutional actors, demonstrating a potential for learning. Final considerations. Successful innovations characterized the starting point for the development of collaborative work practices. Workers involved in the responses to the pandemic demonstrated capacity for development, given the moment of transformations in their work practices and expansion of the object of the university hospital's activity. The research results demonstrate the need for collective discussions to develop internal and public policies aimed at expansive learning, collective awareness and continuing education as the main means of preparing the hospital system for new crisis situations.
Descrição
Palavras-chave
Pandemias, Capacidade de resposta ante emergências, Saúde do trabalhador, Práticas interdisciplinares, Aprendizado social, Pandemics, Surge capacity, Occupational health, Interdisciplinary placement, Social learning
Idioma
Português