Logotipo do repositório
 

Publicação:
De Ferenczi para Sokolnicka: um caso de herança fantasmática em Psicanálise

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Dionísio, Gustavo Henrique

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo deste projeto é pesquisar a vida e a obra de Eugénie Sokolnicka, ex-paciente de Freud e discípula de Ferenczi, pioneira da psicanálise na França, cuja atuação didática se expressa em suas comunicações e nas análises que realizou. As hipóteses de trabalho versam, primeiro, sobre a transmissão do ensino da psicanálise a partir de um estilo ferencziano, caracterizado como: um senso gregário e heterodoxo, a problematização das regras e técnicas, uma concepção de cuidado acolhedor e a experimentação clínica; e segundo, sobre o processo de desautorização da autora e consequentemente seu esquecimento, o qual se materializa pela escassez de materiais disponíveis. Tal movimento de desautorização pode ser caracterizado pelo contexto cultural da França da época: misógina, antissemita e contrária a análise leiga, sendo que Sokolnicka encarnou em si várias categorias marginalizadas- judia, divorciada, analista leiga. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma investigação histórica mais detalhada sobre a autora e o meio francês do qual participava, a ser realizada com métodos complementares, a saber: o método indiciário, o método sobredeterminante e a análise conceitual. Como instrumento de análise serão utilizadas as dimensões vertical e horizontal do objeto fenômeno, a primeira relacionada a temporalidade que marca a transmissão em psicanálise e seus retornos e a segunda relacionada ao espaço, que engloba o contexto em si e as relações transferenciais. Espera-se, desta maneira, inserir esta pesquisa às contribuições mais recentes a história da psicanálise, especialmente no que diz respeito à herança ferencziana, a qual engloba pesquisas sobre o fazer de suas pacientes e discípulas.

Resumo (inglês)

This historical study aimed to produce a biographical essay on Eugénie Sokolnicka, disciple of Ferenczi and pioneer of psychoanalysis in France, whose didactic performance is expressed in her communications and the analyzes she carried out. Due to the absence of primary sources, complementary methods were used: the indicative method, the overdetermining method and conceptual analysis. As an analysis instrument, the vertical-temporal and horizontal-spatial dimensions of the phenomenon object were used, which encompasses the context itself and the transference relationships. The results were organized into two moments: firstly, Sokolnicka's life story is revisited, characterizing the cultural context of France at the time. Afterwards, the transmission of the teaching of psychoanalysis is discussed from a Ferenczian style condensed in Sokolnicka, which is characterized as: a gregarious and heterodox sense, the problematization of rules and techniques, a conception of welcoming care and clinical experimentation.

Descrição

Palavras-chave

Historiografia, Transmissão, Psicanálise

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação