Publicação: Potencialidades da literatura de ficção científica para o ensino de ciências: análise da produção acadêmica
dc.contributor.advisor | Luciana Maria Lunardi Campos | |
dc.contributor.author | Carmelo, Fernando Biasi do Monte [UNESP] | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T18:23:09Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T18:23:09Z | |
dc.date.issued | 2024-05-28 | |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada nesta dissertação de mestrado acadêmico tem como objetivo identificar potencialidades de articulação entre a literatura de ficção científica e o ensino de ciências e biologia. Para atingir este objetivo, a questão norteadora da pesquisa foi: “Quais as potencialidades de utilização da literatura de ficção científica no ensino de ciências e biologia?”. Para responder esta indagação, foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, nos anais dos ENPECs e em onze revistas científicas de ensino, com a delimitação temporal de 2012 a 2023. Foram selecionados apenas documentos que investigaram a literatura de ficção científica no ensino de ciências e biologia, sendo identificados 12 trabalhos, que compõem o corpo da análise bibliográfica: dois artigos científicos, cinco trabalhos publicados nos anais do ENPECs, duas dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Os trabalhos foram analisados no intuito de obter uma caracterização geral das pesquisas (autor, ano, programa de pós-graduação, universidade e orientador), assim como de identificar o objetivo de estudo, a disciplina em que a literatura foi utilizada, o conteúdo abordado, a visão de ensino de ciências, as obras utilizadas, a estratégia de leitura e as potencialidades encontradas. Concluímos que, embora sejam poucas as pesquisas científicas voltadas para o tema, a literatura de ficção científica possui potencialidades para o ensino de conceitos de ciências e biologia, para a reflexão sobre questões ambientais e da natureza da ciência e para a abordagem de questões com o enfoque CTS/CTSA. | pt |
dc.description.abstract | The research conducted in this academic master's dissertation aims to identify the potential for articulating science fiction literature with the teaching of science and biology. To achieve this goal, the guiding question of the research was: "What are the potentials of using science fiction literature in the teaching of science and biology?". To answer this question, searches were conducted in the CAPES Theses and Dissertations Catalog, the proceedings of the ENPECs, and eleven scientific teaching journals, covering the period from 2012 to 2023. Only documents that investigated science fiction literature in the teaching of science and biology were selected, resulting in the identification of 12 works that comprise the body of the bibliographic analysis: two scientific articles, five papers published in the ENPEC proceedings, two master's dissertations, and three doctoral theses. The studies were analyzed to seek a general characterization of the research (author, year, graduate program, university, and advisor), as well as to identify the objective of the study, the discipline in which the literature was used, the content addressed, the view of science teaching, the works used, the reading strategy, and the potentials found. We conclude that, although there are few scientific studies focused on the subject, science fiction literature has potentials for teaching concepts in science and biology, to prompt reflection on environmental issues and the nature of science, and to address issues with a STS/STSE approach. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | Capes: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
dc.identifier.citation | CARMELO, Fernando Biasi do Monte. Potencialidades da literatura de ficção científica para o ensino de ciências: análise da produção acadêmica. Orientadora: Luciana Maria Lunardi Campos. 2024. 127 f. Dissertação (Metrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/256911 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Ficção Científica | pt |
dc.subject | Literatura | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt |
dc.subject | Science education | en |
dc.subject | Science fiction | en |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Bibliographic research | en |
dc.title | Potencialidades da literatura de ficção científica para o ensino de ciências: análise da produção acadêmica | pt |
dc.title.alternative | Potential of science fiction literature for science teaching: analysis of academic production | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt |
unesp.researchArea | Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- carmelo_fbm_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 1.43 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: