Publicação: Um estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Pirola, Nelson Antonio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru,
teve como principal objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os trabalhos de pesquisa que relacionam as crenças de autoeficácia dos alunos ao desempenho e à aprendizagem, apresentam ações que devem ser valorizadas pelo professor de matemática para levar os alunos a crenças de autoeficácia mais robustas. As fontes da pesquisa foram a plataforma da Scielo e do banco de teses e dissertações da CAPES. Ao total foram encontrados cinco trabalhos. Um dos resultado encontrados foi que a fonte de autoeficácia mais presente foi a experiência de êxito, evidenciando que o professor deve propiciar os alunos experiências que motivem os alunos a terem confiança em suas capacidades e assim, desenvolver autoeficácia mais robustas e um autoconceito mais positivo.
Resumo (inglês)
This undergraduate thesis in Mathematics Education at São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru campus, had as its main objective to analyze, with a literature review, how research that relate ”students self-efficacy” beliefs to “performance and learning” present actions that should be valued by mathematics teachers to develop more robust self-efficacy beliefs in students. The research sources included the “Scielo” and “Banco de teses e dissertações da CAPES” platform, resulting in a total of five works. One of the findings was that the most prevalent source of self-efficacy was successful experience, evidencing that teachers should provide students with experiences that motivate them to have confidence in their abilities, developing more robust and positive self-concept.
Descrição
Palavras-chave
Autoeficácia, Autoimagem, Professores de matemática
Idioma
Português
Como citar
BATISTA, Gabriel Prado. Um estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.