Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática

dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorBatista, Gabriel Prado
dc.date.accessioned2024-01-30T13:21:22Z
dc.date.available2024-01-30T13:21:22Z
dc.date.issued2023-12-08
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru, teve como principal objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os trabalhos de pesquisa que relacionam as crenças de autoeficácia dos alunos ao desempenho e à aprendizagem, apresentam ações que devem ser valorizadas pelo professor de matemática para levar os alunos a crenças de autoeficácia mais robustas. As fontes da pesquisa foram a plataforma da Scielo e do banco de teses e dissertações da CAPES. Ao total foram encontrados cinco trabalhos. Um dos resultado encontrados foi que a fonte de autoeficácia mais presente foi a experiência de êxito, evidenciando que o professor deve propiciar os alunos experiências que motivem os alunos a terem confiança em suas capacidades e assim, desenvolver autoeficácia mais robustas e um autoconceito mais positivo.pt
dc.description.abstractThis undergraduate thesis in Mathematics Education at São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru campus, had as its main objective to analyze, with a literature review, how research that relate ”students self-efficacy” beliefs to “performance and learning” present actions that should be valued by mathematics teachers to develop more robust self-efficacy beliefs in students. The research sources included the “Scielo” and “Banco de teses e dissertações da CAPES” platform, resulting in a total of five works. One of the findings was that the most prevalent source of self-efficacy was successful experience, evidencing that teachers should provide students with experiences that motivate them to have confidence in their abilities, developing more robust and positive self-concept.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationBATISTA, Gabriel Prado. Um estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAutoeficáciapt
dc.subjectAutoimagempt
dc.subjectProfessores de matemáticapt
dc.titleUm estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática
dc.title.alternativeA exploratory study on teaching practices for the development of positive self-efficacy in mathematics classesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateBauru - FC - Matemática

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batista_gp_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
215.99 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batista_gp_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
144.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: