Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inserção de conceitos e experimentos físicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise à luz da teoria de vigotski

dc.contributor.authorBoss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.contributor.authorMianutti, João
dc.contributor.authorCaluzi, João José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:53Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:53Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIn this paper, we analyze the educational importance of teaching Physics in the early grades of elementary school from a teaching experience with students of 5th grade, using five experiments on electricity and magnetism. The theoretical framework used was the socio-historical psychology, especially Vigotski's studies on concept formation. It can be stated that the teaching of Physics and the use of experimental activities in the early grades cannot be simply associated to the teaching of certain scientific concepts, but should be explored bearing in mind the child's development.en
dc.description.abstractNeste trabalho, analisa-se a importância educativa do ensino de conteúdos de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma experiência didática com alunos do 5° ano, em que foram utilizados cinco experimentos sobre eletricidade e magnetismo. O referencial teórico utilizado foi a psicologia sócio-histórica, sobretudo os estudos de Vigotski sobre a formação de conceitos. Pode-se afirmar que o ensino de Física e o uso de atividades experimentais nas séries iniciais não podem, a rigor, serem associados simplesmente ao ensino dos conceitos científicos, mas explorados tendo como horizonte o desenvolvimento da criança.pt
dc.description.affiliationEducação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB)
dc.description.affiliationDepartamento de Química, Física e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/ Presidente Prudente) e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 14-1, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química, Física e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/ Presidente Prudente) e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 14-1, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent289-312
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140318
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 289-312, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140318
dc.identifier.fileS1983-21172012000300289.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.lattes4471455206932709
dc.identifier.lattes9240823312105954
dc.identifier.scieloS1983-21172012000300289
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134891
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectExperiments of physicsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectVigotskien
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectEnsino aprendizagempt
dc.titleInserção de conceitos e experimentos físicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise à luz da teoria de vigotskipt
dc.title.alternativeInsertion of physics concepts and experiments in the early grades of elementary school: an analysis in the light of vigotski's theoryen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4471455206932709
unesp.author.lattes9240823312105954
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentQuímica, Física e Biologiapt
unesp.departmentFísica - FCpt
unesp.departmentCiências Biológicas - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000300289.pdf
Tamanho:
745.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format