Publicação: Inserção de conceitos e experimentos físicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise à luz da teoria de vigotski
dc.contributor.author | Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Mianutti, João | |
dc.contributor.author | Caluzi, João José [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:58:53Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T12:58:53Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | In this paper, we analyze the educational importance of teaching Physics in the early grades of elementary school from a teaching experience with students of 5th grade, using five experiments on electricity and magnetism. The theoretical framework used was the socio-historical psychology, especially Vigotski's studies on concept formation. It can be stated that the teaching of Physics and the use of experimental activities in the early grades cannot be simply associated to the teaching of certain scientific concepts, but should be explored bearing in mind the child's development. | en |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisa-se a importância educativa do ensino de conteúdos de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma experiência didática com alunos do 5° ano, em que foram utilizados cinco experimentos sobre eletricidade e magnetismo. O referencial teórico utilizado foi a psicologia sócio-histórica, sobretudo os estudos de Vigotski sobre a formação de conceitos. Pode-se afirmar que o ensino de Física e o uso de atividades experimentais nas séries iniciais não podem, a rigor, serem associados simplesmente ao ensino dos conceitos científicos, mas explorados tendo como horizonte o desenvolvimento da criança. | pt |
dc.description.affiliation | Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB) | |
dc.description.affiliation | Departamento de Química, Física e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/ Presidente Prudente) e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 14-1, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química, Física e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/ Presidente Prudente) e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 14-1, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 289-312 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140318 | |
dc.identifier.citation | Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 289-312, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172012140318 | |
dc.identifier.file | S1983-21172012000300289.pdf | |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | |
dc.identifier.lattes | 4471455206932709 | |
dc.identifier.lattes | 9240823312105954 | |
dc.identifier.scielo | S1983-21172012000300289 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134891 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Experiments of physics | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Vigotski | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt |
dc.title | Inserção de conceitos e experimentos físicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise à luz da teoria de vigotski | pt |
dc.title.alternative | Insertion of physics concepts and experiments in the early grades of elementary school: an analysis in the light of vigotski's theory | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4471455206932709 | |
unesp.author.lattes | 9240823312105954 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Química, Física e Biologia | pt |
unesp.department | Física - FC | pt |
unesp.department | Ciências Biológicas - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1983-21172012000300289.pdf
- Tamanho:
- 745.87 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format