Publicação: Educação física em uma escola do campo: uma experiência de complexidade dialógica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Del-Masso, Maria Candida Soares
Coorientador
Pós-graduação
Educação Física em Rede Nacional - IBRC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho corresponde a uma pesquisa-ação que representa as reflexões, suposições, dúvidas, generalizações, inquietações, aproximações e afastamentos de um professor de uma escola do campo em relação ao que é proposto ensinar e o que se deve ensinar em Educação Física, com todas as características, conflitos e contradições que o atual momento educacional e contexto de educação no/do campo promovem. Tem por objetivo dialogar sobre a identidade da Educação Física explicitada nos documentos oficiais e a maneira como legitima a aprendizagem frente aos processos educacionais hodiernos, assim como propor novas maneiras de pensar/realizar a Educação Física na escola, por meio da assunção do conceito de experiência e prática dialógica, em um entendimento complexo da realidade contemporânea, através de um plano de ação colaborativo, inspirado no método freiriano, sob a perspectiva de flexibilização e autonomia curricular. O percurso investigativo adotado neste estudo foi a pesquisa-ação, caracterizada por uma fase de problematização (período reflexivo), elaboração de uma ação a ser desenvolvida, além da participação ativa e colaborativa de todos os envolvidos, fundamentada nos preceitos e pressupostos fenomenológicos, na qual o investigador tem uma interrogação e busca aprender sua essência, em que se evidencia a subjetividade, por meio do julgamento e interpretação do pesquisador. O plano de ação foi realizado em uma escola estadual do interior do estado de São Paulo, localizada na zona rural na qual o autor é professor e partícipe da comunidade. A escolha da turma para o desenvolvimento das ações foi realizada por meio de sorteio com utilização da Tabela de Números Equiprováveis, sendo escolhido aleatoriamente o 9° ano “B”. Participaram da pesquisa 14 estudantes de um total de 32 discentes. As contribuições e resultados deste estudo mostram-se relevantes para a reflexão sobre novas interpretações e possibilidades, em uma vivência impregnada do sentir e relacionar-se, destacando a fundamental relação da práxis em Educação Física com o saber conviver, ratificando que é mais do que um simples fazer ou conhecer/reconhecer uma prática cultural, asseverando a busca por uma Educação Física que não negue o esclarecimento crítico, contudo não o restrinja à razão, mas busque o desenvolvimento de uma práxis que dialogue com os diferentes saberes da disciplina, como também, compreenda-se como prática social preocupada com o estudante e seu contexto, impregnada de respeito aos diferentes significados atribuídos às práticas corporais e às diversas maneiras de realizá-las.
Resumo (inglês)
This study results from an Action Research that represents the reflections, assumptions, misgivings, generalizations, fears, approximations, and divergences of a teacher from a rural school in relation about to teach and what should be taught in Physical Education, considering the characteristics, conflicts, and contradictions that the current educational moment and the educational context in/of the countryside promote. The trends dialogues about the identity of Physical Education that are explicit in official documents and what its legitimizes the learning in the actual educational processes, as well as proposing new ways of thinking/realizing the Physical Education at school, through the assumption of the concept of experience and dialogical practice, in a complex understanding of contemporary reality, done by a collaborative action plan, inspired in the Freirean method, from the perspective of flexibility and curricular autonomy. The investigative route adopted in this study was action research, characterized by a questioning phase (reflective period), elaboration of an action to be developed, in addition to the active and collaborative participation of all those involved, based on phenomenological precepts and assumptions, in which the investigator has a question and seeks to learn its essence, in which subjectivity is evident, through the judgment and interpretation of the researcher. The action plan was developed in a state school in the interior of the state of São Paulo, located in the countryside area in which the author is a teacher and member of the community. The choice of class for the development of actions was carried out by drawing to use the Table of Equiprobable Numbers, randomly choosing the 9th grade “B”. Fourteen students of a total of 32 students participated in the research. The contributions and results of this study are relevant for reflection about a new interpretations and possibilities of an experience impregnated by feeling with special emphasis between praxis in Physical Education and knowing how to live together, confirming that it is more than a simple doing or knowing/recognizing a cultural practice, stating for a Physical Education that does not refute critical explanation, however does not restrict it to reason, but seek the development of a praxis that dialogues with the different knowledge of the discipline, as understood as a social practice concerned by the student and their context, impregnated by different meanings attributed to bodily practices and the different ways to realize them.
Descrição
Palavras-chave
Educação física escolar, Prática dialógica, Escola do campo, Teoria freireana, School physical education, Dialogical practice, Countryside school, Freirean theory
Idioma
Português