Publicação: A educação integral como política educacional: Análise das produções acadêmicas paulistas (2007-2022)
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Data
Autores
Orientador
Reis, Márcia Lopes 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esse trabalho teve como objetivo a análise das pesquisas sobre educação integral
produzidas nos cursos de pós-graduação em educação, em instituições paulistas de
ensino superior, entre 2007 e 2022. Conceitualmente, a educação integral foi
caracterizada como uma prática formal e institucionalizada voltada para formação
humana completa, abrangendo o desenvolvimento físico, afetivo, emocional, cognitivo
e social do estudante. Autores, como Coelho (2009), Leclerc e Moll (2012), Cavalier
(2014), Colares e Oliveira, (2018) e Parente (2018), foram utilizados como referência
para a compreensão desse conceito de educação integral e sua multiplicidade de
abordagens. Entende-se que as discussões e propostas voltadas à promoção de educação
integral no Brasil vêm sendo pesquisadas no campo da educação desde a aprovação da
LDBEN (9394/96) e, mais intensamente, desde sua efetivação como parte das políticas
educacionais, que têm como marco o Programa Mais Educação de 2007. A metodologia
adotada foi qualitativa, do tipo bibliográfica e a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977),
constituindo-se na forma de interpretação dos dados. Foram selecionadas 164 teses e
dissertações na temática da educação integral, a partir do banco de teses e dissertações
da Capes, publicadas, no período de 2007 a 2022, pelos programas de pós-graduação
das instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Esses resultados permitiram
observar elementos analíticos das tendências para o desenho da agenda das políticas
públicas educacionais, tipificados por descontinuidades e transformações ao longo dos
anos. Configura-se, desse modo, um campo relevante para pesquisas sobre as
possibilidades e limitações da consolidação da educação integral como parte de um
compromisso do Estado, com um projeto nacional para a formação integral dos
estudantes. A análise desses trabalhos contribuiu, ainda, para a sistematização desse
conhecimento e a compreensão das diferentes visões sobre a educação integral,
possibilitando sistematizar um quadro explicativo, no qual se observou que a política
pública educacional para a educação integral teve avanços relevantes, como a ampliação
do tempo de permanência dos estudantes na escola e a inclusão de atividades
extracurriculares. Outro resultado importante desta pesquisa indicou que os estudos
publicados apontam, majoritariamente, para a necessidade de superação de desafios
estruturais, como a falta de investimentos em infraestrutura e formação dos
profissionais da educação para atuarem na educação integral. Nas conclusões, as
análises dessas publicações permitiram a configuração de uma tendência de abordagem
da educação integral como prática educativa institucionalizada mais completa e
inclusiva. Ao final, foi possível, ainda, realizar considerações finais sobre as mudanças
pelas quais a compreensão sobre educação integral tem ocorrido em termos de contexto,
concepções, características e atores, no período analisado de 2007 a 2022.
Resumo (inglês)
This study aimed to analyze the research on comprehensive education produced in
postgraduate courses in education, in São Paulo higher education institutions, between
2007 and 2022. Conceptually, comprehensive education was characterized as a formal
and institutionalized practice aimed at complete human formation, covering the
student's physical, affective, emotional, cognitive and social development. Authors such
as Coelho (2009), Leclerc and Moll (2012), Cavalier (2014), Colares and Oliveira,
(2018) and Parente (2018) were used as a reference for understanding this concept of
comprehensive education and its multiplicity of approaches. It is understood that
discussions and proposals aimed at promoting comprehensive education in Brazil have
been researched in the field of education since the approval of LDBEN (9394/96) and,
more intensely, since its implementation as part of educational policies has as a
milestone the Programa Mais Educação of 2007. The methodology adopted was
qualitative of the bibliographic type and Content Analysis (Bardin, 1977) was the form
of data interpretation. We selected 164 theses and dissertations on the theme of
comprehensive education, from the Capes theses and dissertations database, published
from 2007 to 2022 by the graduate programs of higher education institutions in the state
of São Paulo. These results allowed us to observe analytical elements of the trends for
the design of the agenda of public educational policies typified by discontinuities and
transformations over the years. It is thus a relevant field for research on the possibilities
and limitations of the consolidation of comprehensive education as part of a state
commitment to a national project for the comprehensive education of students. The
analysis of these works also contributed to the systematization of this knowledge and
the understanding of the different views on comprehensive education, making it
possible to systematize an explanatory framework in which it is observed that the public
educational policy for comprehensive education has had relevant advances, such as the
expansion of students' time at school and the inclusion of extracurricular activities.
Another important result of this research indicates that the published studies mostly
point to the need to overcome structural challenges such as the lack of investments in
infrastructure and training of education professionals to work in comprehensive
education. In the conclusions, the analyses of these publications allow the configuration
of a tendency to approach comprehensive education as a more complete and inclusive
institutionalized educational practice. At the end, it was also possible to make final
considerations about the changes through which the understanding of comprehensive
education has occurred in terms of context, conceptions, characteristics and actors in the
period analyzed from 2007 to 2022.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação Integral, Escola de Tempo Integral, Política educacional, Education, Integral education, Full-time education, Educational politics
Idioma
Português