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Publicação:
Fantasia essata: o computador a serviço da música

dc.contributor.advisorMenezes, Florivaldo [UNESP]
dc.contributor.authorBuck, Alex Kantorowicz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-09T23:25:39Z
dc.date.available2018-11-09T23:25:39Z
dc.date.issued2018-09-17
dc.description.abstractDurante o período renascentista, Leonardo da Vinci cunhou o termo Fantasia Essata para descrever processos nos quais arte e ciência estivessem integrados, quando dispositivos desenvolvidos pelo conhecimento científico se colocavam a serviço da invenção artística. O objetivo do primeiro capítulo da dissertação é apresentar uma discussão sobre os efeitos produzidos pela inserção dessas máquinas, desenvolvidas especificamente para o fazer musical, sobre o campo da composição. Para isso, parti da escolha de alguns exemplos de máquinas musicais respeitando uma linha cronológica que compreende o período de meados do século XIX, com a invenção dos autômatos de Jaques de Vaucanson, aos dias atuais, com o surgimento do computador e, mais recentemente, da inteligência artificial. No segundo capítulo, trato estritamente do processo de elaboração das duas obras acusmáticas que produzi durante o Mestrado — Jazzex no1 (octofônica) e Fantasia Essata (estéreo) — e apresento uma breve discussão sobre as particularidades do processo composicional acusmático, uma modalidade de composição que estrutura o discurso a partir de sons prontos (sons concretos). No terceiro capítulo, apresento alguns patches produzidos durante o Mestrado nas linguagens de programação SuperCollider e OpenMusic.pt
dc.description.abstractDuring Renaissance period, Leonardo da Vinci coined the term Fantasia Essata to describe processes in which art and science were integrated; when devices developed by scientific knowledge were used to serve artistic invention. First chapter’s main goal is to present a discussion about effects produced by incorporation of these machines, developed specifically for musical making, into compositional field. To accomplish this goal, I arbitrarily chose some examples of those musical machines, respecting a chronological line that covers the mid-nineteenth century, with the invention of Jaques de Vaucanson’s automata, to the present day, with the emergence of computer and, more recently, artificial intelligence. In the second chapter, I deal strictly with aspect concerning the elaborating of the two acousmatic works produced during my Master degree - Jazzex nº1 (octophonic) and Fantasia Essata (stereo) - and a brief discussion on the particularities of acousmatic compositional process, a composition modality in which the discourse is constructed from ready-made sounds (concrete sounds). In the third chapter, I present some patches produced during my research in the programming languages SuperCollider and OpenMusic.en
dc.identifier.aleph000909854
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157503
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMúsica eletroacústicapt
dc.subjectComposição assistida por computadorpt
dc.subjectMúsica computacionalpt
dc.subjectInteligência artificialpt
dc.subjectProgramação computacionalpt
dc.subjectElectroacoustic musicen
dc.subjectComputer assisted compositionen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.subjectComputer musicen
dc.subjectComputer programmingen
dc.titleFantasia essata: o computador a serviço da músicapt
dc.title.alternativeFantasia essata: computer as a musical deviceen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaMusicologia/etnomusicologiapt
unesp.researchAreaAbordagens históricas, estéticas e educacionais do processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musicalpt

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