Publicação: Estudo de arboviroses em doadores de sangue na região Amazônica e em uma cidade do interior de São Paulo
Carregando...
Arquivos
Data
2010-03-04
Autores
Orientador
Nogueira, Maurício Lacerda 

Coorientador
Pós-graduação
Microbiologia - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Brasil é um país de dimensões continentais, com 8.512.000 km 2 , tem a maioria de seu território situado em área tropical, que associado a grande diversidade de flora e fauna, o que torna apropriada à ocorrência de zoonoses transmitidas por artropodes. Estudos sobre arbovírus na região, pelo Instituto Evandro Chagas, em 44 anos (1954-1998) identificaram um grande número de vírus, e pelo menos 187 diferentes arboviroses foram isoladas. A prevalência mundial de arboviroses cresceu dramaticamente nas últimas décadas, e nas áreas onde estas doenças são endêmicas, a transmissão por transfusão dificilmente é investigada. A preocupação com a transmissão de arboviroses, principalmente do Vírus Dengue (DENV), por transfusão sanguínea aumentou após a documentação da transmissão de West Nile Vírus (WNV) por transfusão nos EUA. DENV e WNV são semelhantes em alguns aspectos, o que suporta a hipótese de que dengue possa ser transmitida por transfusão sanguínea: são eficientemente transmitidos ao homem através da picada de mosquitos infectados; grande proporção das infecções é assintomática; níveis de viremia durante a fase de incubação pode exceder 106 virions por mL, e a transmissão de ambos foi documentada após transplante de órgão e em acidentes com profissionais da saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a presença de arboviroses em 205 amostras clínicas de doadores de sangue da Região Amazônica e em amostras obtidas durante uma epidemia de Dengue, em 2006, na cidade de Tupã/SP. O RNA viral foi extraído, Multiplex-Nested-PCR foi realizada com o uso de primers gênero e espécie-específico para Flavivirus, Alphavirus, e, para a detecção e identificação do vírus Oropouche, realizou-se RT- Nested-PCR usando primers que se ligam no segmento S do genoma viral. Apesar da complexidade e número, a transmissão...
Resumo (inglês)
O Brasil é um país de dimensões continentais, com 8.512.000 km 2 , tem a maioria de seu território situado em área tropical, que associado a grande diversidade de flora e fauna, o que torna apropriada à ocorrência de zoonoses transmitidas por artropodes. Estudos sobre arbovírus na região, pelo Instituto Evandro Chagas, em 44 anos (1954-1998) identificaram um grande número de vírus, e pelo menos 187 diferentes arboviroses foram isoladas. A prevalência mundial de arboviroses cresceu dramaticamente nas últimas décadas, e nas áreas onde estas doenças são endêmicas, a transmissão por transfusão dificilmente é investigada. A preocupação com a transmissão de arboviroses, principalmente do Vírus Dengue (DENV), por transfusão sanguínea aumentou após a documentação da transmissão de West Nile Vírus (WNV) por transfusão nos EUA. DENV e WNV são semelhantes em alguns aspectos, o que suporta a hipótese de que dengue possa ser transmitida por transfusão sanguínea: são eficientemente transmitidos ao homem através da picada de mosquitos infectados; grande proporção das infecções é assintomática; níveis de viremia durante a fase de incubação pode exceder 106 virions por mL, e a transmissão de ambos foi documentada após transplante de órgão e em acidentes com profissionais da saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a presença de arboviroses em 205 amostras clínicas de doadores de sangue da Região Amazônica e em amostras obtidas durante uma epidemia de Dengue, em 2006, na cidade de Tupã/SP. O RNA viral foi extraído, Multiplex-Nested-PCR foi realizada com o uso de primers gênero e espécie-específico para Flavivirus, Alphavirus, e, para a detecção e identificação do vírus Oropouche, realizou-se RT- Nested-PCR usando primers que se ligam no segmento S do genoma viral. Apesar da complexidade e número... (Complete abstract click electronic access below)
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
LAVEZZO, Lígia Carolina. Estudo de arboviroses em doadores de sangue na região Amazônica e em uma cidade do interior de São Paulo. 2010. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.