Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso de agrupamentos lexicais em atividades de língua inglesa para o vestibular: uma metodologia baseada em corpora

dc.contributor.advisorPinto, Paula Tavares [UNESP]
dc.contributor.authorLaranja, Luana Aparecida Nazzi
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-06-24T13:27:10Z
dc.date.available2020-06-24T13:27:10Z
dc.date.issued2020-03-03
dc.description.abstractTendo como base teórico-metodológica o ensino de língua inglesa (LI) para fins específicos (IFE) (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998) em associação com a Linguística de Corpus (LC) (BERBER SARDINHA, 2004, 2009; O’KEEFFE, MCCARTHY, CARTER, 2007; VIANA, TAGNIN, 2011), o objetivo do presente trabalho é avaliar a aplicabilidade do levantamento de agrupamentos lexicais para o desenvolvimento de atividades de compreensão de escrita em LI a fim de contribuir para a identificação vocabular de notícias da atualidade. Para isso, foram compilados quatro corpora de textos jornalísticos autênticos com temática saúde, tecnologia, política e mundo, advindos dos sites CNN® e BBC® (coleta em 2018) com o intuito de desenvolver atividades voltadas para o vestibular da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Por meio do software Sketch Engine® foram extraídas as palavras-chave mais frequentes de cada corpus e, concomitantemente, os agrupamentos lexicais dessas palavras para posterior desenvolvimento das atividades, de modo que os exercícios tenham como base as combinações lexicais mais frequentes das notícias compiladas. Em função disso, foi possível verificar que quando o conteúdo do corpus está em consonância com o objetivo dos alunos, é possível extrair informações relevantes para o desenvolvimento de materiais úteis para a sala de aula. Assim, os textos jornalísticos foram muito importantes para os exercícios elaborados por meio dos corpora, visto que esse gênero textual é constante nos vestibulares prestados pelos alunos. A aplicação das atividades foi feita em uma escola particular de ensino regular situada no interior de São Paulo. Com o intuito de analisar o efeito das atividades com base em corpora, um questionário foi entregue aos alunos com perguntas acerca dos exercícios e sua validade no contexto de um vestibulando. A análise dos questionários apresentou um resultado positivo, visto que uma parte significativa dos estudantes respondeu que as atividades apresentadas antes da leitura dos textos os auxiliaram na compreensão dos mesmos. Cada exercício proporcionou ao aluno o contato com um vocabulário, por meio de palavras-chave e agrupamentos lexicais do próprio texto e do corpus compilado, e, ainda, despertou no aluno a consciência de uma leitura feita por meio de estratégias, como o uso e reconhecimento de agrupamentos lexicais.pt
dc.description.abstractBased on the theoretical and methodological approach of English for Specific Purposes (ESP) (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998) along with the use of Corpus Linguistics (CL) BERBER SARDINHA, 2004, 2009; O'KEEFFE, MCCARTHY, CARTER, 2007; VIANA, TAGNIN, 2011), the aim of this research is to evaluate the applicability of lexical bundles for the development of reading comprehension activities in English in order to contribute to the lexical comprehension of current news. To this end, four corpora of authentic journalistic texts on health, technology, politics and world, from the CNN® and BBC® websites, were compiled (collected in 2018) in order to develop activities aimed at the entrance exam of UNESP (São Paulo State University). We extracted the most frequent keywords from each corpus with the aid of the Sketch Engine® software and, concomitantly, the lexical bundles originated from these words for further development of teaching activities, so that the exercises are based on the most frequent lexical combinations of the compiled news. As a result, it was possible to verify that when the content of the corpus is in line with the students' objective, it is possible to extract relevant information for the development of useful materials for the classroom. Thus, the journalistic texts were very important for the exercises elaborated through the corpora, since this textual genre is constant in the entrance exams applied to the students. The activities were administered to students of a private regular school located in the northwest of the state of São Paulo. In order to analyze the effect of activities based on corpora, a questionnaire was given to the students with questions about the exercises and their relevance to the context of an entrance examination. The analysis of the questionnaires showed a positive result, since a significant part of the students answered that the activities presented before the reading of the texts helped them to understand the questions. Each exercise provided the student with the contact with a vocabulary, mainly by the new vocabulary approached, through the keywords and lexical bundles from the text and the compiled corpus, and also raised the student's awareness of reading based upon strategies, such as the use and recognition of lexical bundles.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.180769/2018-01
dc.identifier.aleph000931754
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.lattes7221576079447966
dc.identifier.orcid0000-0001-9783-2724
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192826
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLinguística de corpuspt
dc.subjectInglês para fins específicospt
dc.subjectCompreensão escritapt
dc.subjectVestibularpt
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectEnglish for specific purposesen
dc.subjectWritten comprehensionen
dc.subjectEntrance examen
dc.titleO uso de agrupamentos lexicais em atividades de língua inglesa para o vestibular: uma metodologia baseada em corporapt
dc.title.alternativeThe use of clusters in english language activities for the entrance exam: a corpora-based methodologyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7221576079447966
unesp.advisor.orcid0000-0001-9783-2724
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaPedagogia do léxico e da tradução baseada em corporapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
laranja_lan_me_sjrp.pdf
Tamanho:
3.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: