Publicação: No olho do silêncio: o demoníaco e o mal em Grande sertão: veredas
dc.contributor.advisor | Infante, Ulisses [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Silveira Fantini da | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T21:15:32Z | |
dc.date.available | 2021-09-21T21:15:32Z | |
dc.date.issued | 2021-09-10 | |
dc.description.abstract | Em Grande sertão: veredas, romance de João Guimarães Rosa, o narrador e protagonista Riobaldo confronta-se com as contradições do seu ser à medida que relata sua própria vida. Dentre as várias questões abordadas pela narrativa, a problemática do mal e a natureza do demoníaco são eixos temáticos por meio dos quais Riobaldo compõe o seu discurso, uma vez que, atormentado por ter instrumentalizado a violência no seu passado como jagunço e incerto sobre ter fiado ou não um pacto com o diabo, estas são questões que lhe são especialmente sensíveis. A partir da crítica de João Adolfo Hansen (2000) – que, ao debruçar-se sobre o plano expressivo do romance, constata que, na exuberância discursiva de Riobaldo, o sujeito da enunciação é eivado de indeterminações – e do suporte conceitual provido por Ernest Becker (2017) – cujas observações de cunho existencialista evidenciam certos mecanismos psíquicos de reação do sujeito frente à própria condição finita e miserável, como a transferência e a idealização de heroísmo –, o presente trabalho analisa a constituição e o processo de formação do protagonista de Grande sertão: veredas face ao demoníaco e ao mal que o estruturam intrinsecamente à revelia de sua vontade. Na tradição literária dos heróis fáusticos, Riobaldo, enfim, destaca-se em contraste, pois, ao invés de buscar os poderes demoníacos para a realização de vontades pessoais, suas grandes realizações estiveram sujeitas às vontades e aos projetos de outras personagens que atravessaram sua trajetória como interventores em seu desenvolvimento pessoal. Neste papel, são principalmente importantes a atuação de Diadorim e de Hermógenes, que, por sua vez, se assumem como manifestações simbólicas da interioridade atribulada e contraditória de Riobaldo. | pt |
dc.description.abstract | The protagonist narrator of João Guimarães Rosa’s novel Grande sertão: veredas, Riobaldo, confronts the inner contradictions of his being as he narrates his own past. Among the discussions of various subjects brought by the narrative, the questionings concerning the problematic nature of Evil and Demonic compose the discursive structure in which Riobaldo expresses himself, for he is tormented by those matters once he repents the violent actions of his past as a gunman and he is uncertain over having truly sold his soul to the devil. Therefore, the present work analyses the process of development and the general constitution of Riobaldo as a character who faces the Demonic and Evil aspects that unwillingly remain inside himself. For this purpose, the ideas of João Adolfo Hansen (2000) and Ernest Becker (2017) are the main references of this work. On one hand, the literary criticism of Hansen (2000) is predominantly concerned about the exuberant expressive plan of the novel in contrast with the indeterminateness of the narrator subject, and, on the other hand, the conceptual support taken from the existentialism of Becker (2017) evidences the psychic dynamics that trigger reactions against the misery of the human condition, such as the concepts of self-transference and idealization of heroism. To conclude, in comparison with the faustic heroes of the literary tradition, Riobaldo stands out as a reverse faustic character due to his lack of disposition to control the demonic powers in order to pursue his will. In fact, considering the interference of secondary characters that crossed his path, his greatest achievements were not occasioned by his own decisions. In this interventional role in Riobaldo’s life, Diadorim and Hermógenes are the most representative characters, even becoming themselves the symbolic manifestations of the troubled and contradictory inwardness of the Grande sertão: veredas’ protagonist narrator. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004153015P2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/214494 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | João Guimarães Rosa | pt |
dc.subject | Grande sertão: veredas | pt |
dc.subject | Demoníaco | pt |
dc.subject | Mal | pt |
dc.subject | Demonic | en |
dc.subject | Evil | en |
dc.title | No olho do silêncio: o demoníaco e o mal em Grande sertão: veredas | pt |
dc.title.alternative | The eye of the silence: Demonic and Evil in Grande sertão: veredas | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Letras - IBILCE | pt |
unesp.knowledgeArea | Teoria e estudos literários | pt |
unesp.researchArea | Perspectivas teóricas no estudo da literatura | pt |
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