Logotipo do repositório
 

Publicação:
Jornalismo na internet: a influência das redes sociais no processo de confecção das notícias de entretenimento e celebridade

dc.contributor.advisorMédola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
dc.contributor.authorSteganha, Roberta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:05Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:05Z
dc.date.issued2010-12-15
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel do jornalista contemporâneo diante do advento da internet e responder questões acerca de como os meios de comunicação devem se estruturar numa realidade em que o domínio das tecnologias digitais pode transformar qualquer um em 'repórter de ocasião' ou fonte exclusiva de informação. Propõe ainda ampliar o debate sobre as possibilidades de se aproveitar essa participação externa, como, por exemplo, fazer dos internautas colaboradores e não concorrentes. Até que ponto, essas participações são benéficas? De qualquer forma elas são efetivamente úteis ao jornalismo? Pode-se inferir que as ferramentas tecnológicas trazidas pela Web 2.0 que os usuários têm a seu favor são úteis, benéficas para os jornalistas quando colaboram com o processo de confecção da notícia como fonte de informação. No entanto, a colaboração não pode ser o produto final, apenas a fonte primária. A confecção deve ficar a cargo do profissional de jornalismo concluímos neste estudo. Dentro deste contexto de colaboração e compartilhamento online, temos as redes sociais como potenciais 'auxiliares', especialmente para os jornalistas que trabalham com entretenimento e mundo das celebridades. Por fim, foram selecionados casos extraídos da rede social Twitter para exemplificar como a colaboração dos usuários funciona para traçar desta forma considerações sobre o encadeamento midiático do sistema de microblog com a mídia convencional, a partir da identificação e análise de casos específicos do jornalismo de entretenimento e celebridade servindo como pauta de matérias publicadas em diversos veículos de comunicação ou mesmo como espaço para reverberação de conteúdos publicadospt
dc.description.abstractThe present project aims to reflect the contemporary role of the journalist in face of the advent of the impact the internet and answer questions about how the media trade should structured themselves, since the power of digital technologies can transform anyone into 'occasional reporter' or exclusive source of information. The project also suggests the increseament of the increseament of the debate about the possibility to take advantage of these participators, transforming them into partners, not competitors. To what extent these participations are beneficial? How they are actually useful to journalism? The technologies of the Web 2.0 are useful when they collaborate with the process of the notice confection as information source. However, the contribution cannot be the end, only the primary source. Inside of this context of contribution and sharing online, we have the social networks especially as potential help, for the journalists who work with entertainnment and world of the celebrities. Finally, the project draws consideration abouto the link between twitter and conventional media, from the identification and analysis of specific cases extracted from microblog, materials published in several media or even space for reverberation of published contentsen
dc.format.extent105 f. : il.
dc.identifier.aleph000639066
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationSTEGANHA, Roberta. Jornalismo na internet: a influência das redes sociais no processo de confecção das notícias de entretenimento e celebridade. 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
dc.identifier.filesteganha_r_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4868421701118971
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89508
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectRedes sociais on-linept
dc.subjectCelebridadespt
dc.subjectEntretenimentopt
dc.subjectjournalismen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectmedia linken
dc.titleJornalismo na internet: a influência das redes sociais no processo de confecção das notícias de entretenimento e celebridadept
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4868421701118971
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
steganha_r_me_bauru.pdf
Tamanho:
817.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format