Logo do repositório
 

A formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciatura

dc.contributor.authorNakashima, Rosária Helena Ruiz
dc.contributor.authorAndrelo, Roseane [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:10Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:10Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe aim of this paper is to discuss the importance of training teachers to use Web 2.0 in the classroom. Its intention was to fi nd out whether students are familiar with the main Web 2.0 resources and know how to exploit their potential in the development of teaching activities. In addition to the literature review, we developed a fi eld exploratory-descriptive research. The research was held in a private university located in the city of Bauru (São Paulo State, Brazil). We selected 213 students enrolled in “Supervised Training III” course, which is part of the teacher training curriculum available for students in the second year of undergraduate course. Results concluded that the students surveyed have access to computers and the Internet, are relatively skilled in handling the available tools and recognize the importance of including them in the teaching and learning process. The students demonstrate diffi culty using the web in a didactic manner, particularly the Web 2.0, which involves a focus on users and collaboration. Therefore, the article points to the need to rethink teacher training courses in order to include practical activities aimed at the use of technology as a teaching resource.en
dc.description.abstractO objetivo do artigo é discutir a importância da formação de professores para a utilização da Web 2.0 em sala de aula. O questionamento que motivou o trabalho foi saber se os estudantes conhecem os recursos da Web 2.0 e sabem explorar as suas potencialidades pedagógicas no desenvolvimento de atividades didáticas. Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratório-descritiva. O campo de pesquisa foi representado por uma universidade particular, situada no município de Bauru (SP). Foram selecionados 213 estudantes matriculados na disciplina “Estágio Supervisionado III”, por pertencer à grade curricular de todas as licenciaturas, cursada a partir do segundo ano da graduação. Entre os resultados, pôde-se concluir que o universo pesquisado tem acesso ao computador e à internet, apresenta relativa habilidade em manusear os recursos disponíveis e reconhece a importância de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes pesquisados demonstram dificuldade em usar a web de forma didática e o problema se agrava quando se trata da Web 2.0, que pressupõe o foco no usuário e a colaboração. Aponta-se a necessidade de repensar os cursos de formação de professores, inserindo espaços para o desenvolvimento de atividades práticas voltadas ao uso das tecnologias como recursos pedagógicos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent125-134
dc.identifierhttp://www.unisinos.br/revistas/index.php/educacao
dc.identifier.citationEducacao Unisinos, v. 16, n. 2, p. 125-134, 2012.
dc.identifier.fileISSN2177-6210-2012-16-02-125-134.pdf
dc.identifier.issn2177-6210
dc.identifier.lattes3501886345972906
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134963
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducacao Unisinos
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectWeb 2.0 resourcesen
dc.subjectInformation and communication technology (ICT)en
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectRecursos da Web 2.0pt
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt
dc.titleA formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciaturapt
dc.title.alternativeTeacher training and pedagogical use of the Web 2.0: the view of students of teacher education programsen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublicatione6195575-e1fe-47a4-a981-8a204316e71d
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscoverye6195575-e1fe-47a4-a981-8a204316e71d
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.author.orcid0000-0003-4390-4037[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2177-6210-2012-16-02-125-134.pdf
Tamanho:
586.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format