Percepção de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre sua atuação e formação em serviço na perspectiva inclusiva
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Data
Autores
Orientador
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP}
Coorientador
Pós-graduação
Educação Inclusiva - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Práticas e processos formativos de educadores para a educação inclusiva, do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente e aborda a Percepção de professores do 6º ano do Ensino Fundamental sobre sua atuação e formação em serviço, na perspectiva inclusiva. O objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção dos professores do 6º ano do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola púbica municipal, sobre sua atuação e formação em serviço na perspectiva inclusiva. Para tanto procuramos estabelecer um vínculo entre as principais políticas públicas existentes no país que tratam sobre a Educação Especial e Inclusiva com as Políticas Públicas de Formação Docente para atuar na educação numa perspectiva inclusiva e traçar um paralelo entre essas políticas e a atuação docente em turmas com alunos público-alvo da educação especial (PAEE). A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório, realizada por meio de questionário com questões mistas, aplicado em formato eletrônico. A coleta de dados foi feita por meio da participação de 14 professores que atuam no 6º (sexto) ano do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola pública municipal localizada no estado do Rio de Janeiro. Os dados coletados foram analisados e agrupados em categorias analíticas com base na análise de conteúdos de Bardin e os resultados foram apresentados em dois eixos temáticos principais. O primeiro eixo tratou da percepção docente sobre a sua atuação e o segundo eixo tratou das perspectivas de formação. Os resultados mostraram que as dificuldades de atuação enfrentadas pelos professores com alunos PAEE existem e estão presentes nas percepções dos professores que participaram da pesquisa. Elas se manifestam, não pela ausência de atuação docente, mas em decorrência de uma série de fatores que envolvem os tipos de ações que devem ser consideradas no planejamento de aulas baseadas em práticas inclusivas. Observou-se que os professores revelam, a partir da sua percepção de atuação e da formação continuada em serviço, que o tempo para o planejamento; os apoios e recursos para atuar de forma qualificada; o ambiente adequado ao desenvolvimento das ações; as formas e estratégias de avaliação; o diálogo e a articulação com outros profissionais; a falta de formação e a própria percepção dos limites da atuação dada a diversidade e singularidade do PAEE são exemplos de fatores que precisam ser observados, debatidos e superados nos espaços escolares. Após a análise dos dados, foi possível propor a formação intitulada Saberes e Aprendizagens no Espaço Escolar na Perspectiva Inclusiva, voltada para os professores das salas comuns que atuam com alunos do ensino fundamental.
Resumo (inglês)
The dissertation's theoretical underpinnings are related to the line of research "Practices and training processes of educators for an inclusive educational system" from the Presidente Prudente campus of the Universidade Estadual Paulista (UNESP) Professional Master's Degree in Inclusive Education within the National Network (PROFEI). This line of study examines how sixth-grade elementary school teachers view their work and in-service training from an inclusive perspective. This study's main goal is to examine the opinions of sixth-grade elementary school teachers in the municipal public school system on their jobs and inclusive in-service training. In order to achieve this, we made an effort to clarify the differences between the nation's primary public policies that deal with special and inclusive education and the Public Policies for Teacher Training, which support teaching from an inclusive viewpoint. We also attempted to draw a parallel between these policies and the practice of teaching the subject matter in classes with the students who are the focus of the aforementioned policies (PAEE). The methodology used for this qualitative approach, of exploratory case study type, involved utilizing an electronic form to administer a mixed-question questionnaire. Fourteen teachers of the 6th year public elementary one school in the of a city Rio de Janeiro participated in the data collection. Following an analysis and categorization of the gathered data using Bardin's content analysis, the findings were displayed along two primary thematic axes. The perception of their work was the first axis, and the training perspectives were the second. According to the teachers who participated in the survey, the results showed that there are challenges that teachers face when working with PAEE students. Additionally, they are highlighted to a number of factors pertaining to the kinds of actions they must take into account when designing lessons based on inclusive practices, rather than a lack of instruction on their part. Based on their observations of their work and in-service training, the teachers disclosed that factors that need to be watched over, discussed, and resolved in school settings include the time for planning; the resources and support needed to work competently; the proper setting for the development of actions; the forms and strategies of evaluation; the dialogue and articulation with other professionals; the lack of training and their own perception of the limitations of working with the diversity and particularity of the PAEE. Following data analysis, it was possible to suggest a teacher training course, called Knowledge and Learning in the School Space from an Inclusive Perspective, aimed at common room teachers who work with elementary school students.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento pedagógico, Atuação docente, Educação Inclusiva, Formação em Serviço, Planning and development, Teacher performance, Inclusive learning, Training provided in-service
Idioma
Português
Citação
BATISTA, Silvana Gomes Lins. Percepção de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre sua atuação e formação em serviço na perspectiva inclusiva. Orientador: Anna Augusta Sampaio de Oliveira. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.