Tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia: análise curricular e percepção dos discentes
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Pedro, Ketilin Mayra 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em um mundo impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os cursos de formação de professores podem ser essenciais para a qualidade educacional. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar o uso das TDIC no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação em Pedagogia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Especificamente, pretendeu-se identificar a proposta de ensino presente nas matrizes curriculares dos cursos selecionados, no que se refere às TDIC, bem como compreender a percepção de discentes sobre o uso das TDIC no próprio processo de aprendizagem. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, contemplando duas IES públicas localizadas em um raio de 150 km da instituição sede da pesquisadora. Participaram 60 discentes cursando a segunda metade do curso de Pedagogia: 33 da IES 1 e 27 da IES 2. Para a coleta de dados foi elaborado um protocolo para analisar as ementas curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos, além de um questionário eletrônico com questões abertas e fechadas para identificar a percepção dos discentes sobre a inserção das TDIC em seus cursos. Os resultados evidenciaram que ambas as instituições reconhecem, em seus documentos oficiais, a importância das TDIC para a formação docente. Contudo, a integração das tecnologias nas matrizes curriculares ainda se mostra limitada. Na IES 1, as TDIC aparecem de forma isolada em apenas duas disciplinas específicas, enquanto na IES 2, sua presença ocorre de maneira transversal, porém restrita a áreas como Ciências, Matemática e Educação Especial. Identificou-se também que os conteúdos e bibliografias das disciplinas estão, em parte, defasados, e que a eficácia das metodologias ativas propostas depende diretamente da postura e familiaridade do docente com as tecnologias. Quanto à percepção dos discentes, muitos reconheceram a importância das TDIC na formação e relataram experiências que os fazem refletir sobre o uso pedagógico desses recursos, embora sentimentos de insegurança e a necessidade de formação continuada também tenham sido recorrentes. No estágio curricular, os participantes relataram usos diversos das tecnologias, como na organização escolar e na personalização do ensino, mas também destacaram dificuldades relacionadas à infraestrutura, gestão em sala de aula e ausência de intencionalidade pedagógica. Os achados indicam a necessidade de uma formação que vá além da instrumentalização e que promova o uso crítico, reflexivo e contextualizado das TDIC no cotidiano educacional.
Resumo (inglês)
Digital Information and Communication Technologies are characteristic of the new millennium and are increasingly present in the educational environment. However, this presence requires, in addition to infrastructure, that teachers develop new skills, resources, teaching methods and strategies. To this end, teacher training courses can be essential if they offer training that focuses on teaching and learning based on the use of technologies. This gave rise to the general objective of the research, which sought to analyze the use of digital technologies in the teaching-learning process in undergraduate Pedagogy courses at public Higher Education Institutions. The research adopted a qualitative and descriptive approach, covering two public universities located within a 150 km radius of the researcher's home institution. The participants were 60 students in the second half of the Pedagogy course: 33 from University 1 and 27 from University 2. To collect the data, a protocol was drawn up to analyze the curricular menus and the Pedagogical Political Projects of the courses, as well as an electronic questionnaire with open and closed questions to identify the students' perception of the inclusion of technologies in their courses. The findings revealed that both institutions officially recognize the importance of DICT in teacher education. However, the integration of technologies into the curricular matrices remains limited. At University 1, technologies are addressed in only two specific disciplines, while at University 2, their presence is transversal but restricted to areas such as Science, Mathematics, and Special and Inclusive Education. It was also observed that some course content and bibliographies are outdated, and that the effectiveness of the proposed active methodologies largely depends on the instructor's familiarity and confidence with digital tools. Regarding students’ perceptions, many acknowledged the importance of technologies in their training and reported experiences that encouraged reflection on the pedagogical use of these resources, although feelings of insecurity and the need for ongoing professional development were also frequently mentioned. During their teaching internships, participants reported various uses of technology—including support for school organization, content delivery, and personalized instruction—but also pointed out challenges such as poor infrastructure, limited teacher training, classroom management difficulties, and lack of intentional pedagogical use. The study’s findings highlight the need for teacher education programs that go beyond technical training and promote a critical, reflective, and context-aware integration of Digital Information and Communication Technologies into everyday educational practices.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação de professores, Ensino e aprendizagem
Idioma
Português
Citação
SANTOS, Franciele dos. Tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia: análise curricular e percepção dos discentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

