Logotipo do repositório
 

Publicação:
Modelo sistêmico de ocorrência de ações coletivas: um estudo multicaso na comercialização de frutas, legumes e verduras

dc.contributor.authorSilva, Andrea Lago da
dc.contributor.authorLourenzani, Ana Elisa Bressan Smith [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:05Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:05Z
dc.date.issued2011-01-01
dc.description.abstractA cooperação desempenha um papel de grande relevância para a participação competitiva de indivíduos e empresas na atividade econômica, especialmente nas condições de um ambiente dinâmico e cercado de incertezas, como é o caso do setor de FLV. Assim, o principal objetivo dessa pesquisa foi elaborar um modelo sistêmico capaz de demonstrar as relações causais (interdependências) entre as variáveis de ocorrência da cooperação. Com base na confrontação teoria-pesquisa empírica, foram analisados os relacionamentos interorganizacionais horizontais e verticais a partir da análise de dez estudos de caso realizados em cinco regiões brasileiras. A partir dessa análise, foi possível elaborar um modelo sistêmico que demonstrava a existência de relações causais entre as variáveis de ocorrências da cooperação. Sob o ponto de vista sistêmico, na medida em que as variáveis estão inter-relacionadas, interferências externas ou decisões dos agentes resultam em ajustes em todo o sistema. Assim, há uma importante oportunidade para ações de políticas públicas e estratégias privadas visando à utilização de sistemas de comercialização inovadores.pt
dc.description.abstractCooperation plays an important role in the competitive participation of individuals and firms in the economic activity, especially in dynamic and uncertain environments such as the Fresh Fruit and Vegetable (FFV) market in Brazil. Therefore, the main objective of this research was to develop a systemic model able to demonstrate causal interdependencies between cooperation occurrence variables. The systemic model revealed several collective action occurrence variables as well their interdependencies, identified in the literature and in the empirical study. From a systemic point of view, depending on how they are interrelated, changes in the variables or in the agents behaviour can lead to adjustments in the system. Thus, since the variables are dynamic, external interferences or agents´ decisions may affect the whole collective action. This is an important opportunity for public and private politics action focusing on innovative commercialization systems.en
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Engenharia de Produção
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent159-174
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2011000100012
dc.identifier.citationGestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 18, n. 1, p. 159-174, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-530X2011000100012
dc.identifier.fileS0104-530X2011000100012.pdf
dc.identifier.issn0104-530X
dc.identifier.scieloS0104-530X2011000100012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29894
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.relation.ispartofGestão & Produção
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCooperaçãopt
dc.subjectCanais de distribuiçãopt
dc.subjectFrutas, legumes e verduraspt
dc.subjectPequeno produtorpt
dc.subjectCooperationen
dc.subjectMarketing channelen
dc.subjectFresh fruit and vegetableen
dc.subjectSmall groweren
dc.titleModelo sistêmico de ocorrência de ações coletivas: um estudo multicaso na comercialização de frutas, legumes e verduraspt
dc.title.alternativeCooperation in marketing channels: a multicase study on fresh fruit and vegetable marketingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes600958492722839[2]
unesp.author.orcid0000-0001-8420-4120[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupãpt
unesp.departmentAdministração - Tupãpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-530X2011000100012.pdf
Tamanho:
1.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: