Logotipo do repositório
 

Publicação:
A responsabilidade social dos cientistas: uma análise acerca das discussões sobre o Projeto Manhattan em manuais escolares de física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Autores

Orientador

Londero, Leandro

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Por muito tempo a prática científica foi compreendida como uma atividade neutra, voltada exclusivamente à produção de novos conhecimentos, entretanto, com as transformações sociais causadas pelo desenvolvimento tecnológico e com estudos acerca da natureza da ciência, tal concepção se mostrou equivocada, de modo que a pesquisa científica passou a ser reconhecida como uma prática social, influenciada por fatores externos que definem os fins e o modo como a ciência é realizada. Com o aprofundamento das contradições sociais através do desenvolvimento de tecnologias bélicas, surgiram trabalhos que argumentaram a favor de uma prática científica socialmente responsável, capaz de refletir sobre suas consequências e com objetivo de atender a demandas sociais, tais discussões formaram o conceito de Responsabilidade Social dos Cientistas. Consideramos que trabalhar estas responsabilidades no ensino permite discutir aspectos diversos relacionados à natureza da ciência. Para tanto, entendemos que abordagens acerca da história e filosofia da ciência, como a análise de episódios históricos, contribuam para este objetivo. Selecionamos o episódio conhecido como “Projeto Manhattan”, que corresponde a pesquisas com objetivo de produzir as armar nucleares lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, modificando a estrutura geopolítica na segunda metade do século XX. Assim, buscamos refletir acerca da apresentação das Responsabilidades Sociais dos Cientistas em manuais escolares destinados ao ensino de Ciências/Física, especificamente ao abordar conteúdos relacionados ao “Projeto Manhattan”. Para isso, avaliamos o modo como as coleções didáticas de física, pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático, trabalharam o episódio, de modo a evidenciar possibilidades para discussões sobre as responsabilidades sociais dos cientistas através do material. A análise foi realizada a partir das diferentes dimensões das responsabilidades sociais: a responsabilidade de refletir acerca das consequências da pesquisa, a responsabilidade de buscar produzir ciência com relevância social e a responsabilidade de comunicar e aconselhar o público e os governos. Encontramos que todas as dezenove coleções apresentaram trechos voltados aos saberes históricos, entretanto, apenas três delas discutiram o tema de modo a evidenciar a ciência como um processo complexo e historicamente inserido. Destes trechos, foi observada a possibilidade de abordar aspectos relacionados às responsabilidades sociais dos cientistas, como: as implicações sociais das pesquisas, o modo como os cientistas lidam com as consequências de seu trabalho, as influências políticas e econômicas no direcionamento da pesquisa e a relevância social da ciência. Entretanto, discussões sobre a importância da comunicação entre os pesquisadores e a sociedade se fizeram ausentes nas coleções.

Resumo (inglês)

For a long time, scientific practice was understood as a neutral activity, aimed exclusively at the production of new knowledges, however, with the social transformations caused by technological development and with studies about the nature of science, this conception proved to be wrong, so that the scientific research came to be recognized as a social practice, influenced by external factors that define the purposes and the way science is executed. With the deepening of social contradictions through the development of war technologies, studies emerged that argued in favor of a socially responsible scientific practice, capable of reflecting on its consequences and with the objective of attend social demands, such discussions formed the concept of Social Responsibility of Scientists. We believe that working with these responsibilities in teaching allows us to discuss different aspects related to the nature of science. Therefore, we understand that approaches to the history and philosophy of science, such as the analysis of historical episodes, contribute to this goal. We selected the episode known as the “Manhattan Project”, which corresponds to the researches with the purpose of producing the nuclear weapons launched in the cities of Hiroshima and Nagasaki, modifying the geopolitical structure in the second half of the 20th century. Thus, we seek to reflect on the presentation of the Social Responsibilities of Scientists in school manuals intended for teaching Science/Physics, specifically when addressing content related to the “Manhattan Project”. For this, we evaluated how the didactic collections of physics, belonging to the “Programa Nacional do Livro e do Material Didático”, worked on the episode, in order to highlight possibilities for discussions about the social responsibilities of scientists through the material. The analysis was accomplished from the different dimensions of social responsibilities: the responsibility to reflect on the consequences of the research, the responsibility to seek to produce science with social relevance and the responsibility to communicate and advise the public and governments. We found that all nineteen collections presented excerpts focused on historical knowledge, however, only three of them discussed the theme in order to highlight science as a complex and historically inserted process. From these sections, the possibility of approach aspects related to the social responsibilities of scientists was observed, such as: the social implications of research, the manner of how scientists deal with the consequences of their work, the political and economic influences on the research directio and the social relevance of science. However, discussions about the importance of communication between researchers and society were absent from the collections.

Descrição

Palavras-chave

Projeto Manhattan, Responsabilidades Sociais dos cientistas, PNLD, Ensino de física

Idioma

Português

Como citar

SILVA JUNIOR, A. C. da. A responsabilidade social dos cientistas: uma análise acerca das discussões sobre o Projeto Manhattan em manuais escolares de física. 2023. 220p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação