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Publicação:
Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação-participativa

dc.contributor.authorReigada, Carolina [UNESP]
dc.contributor.authorReis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.available2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Projetos em Educação Ambiental visam formar uma consciência ambiental, procurando modificar a relação entre os homens e destes com a natureza, promovendo um maior equilíbrio. As atividades de EA, por seu caráter interdisciplinar, abrangem temas socioculturais, políticos, éticos, ecológicos, etc. O sub-projeto aqui apresentado, parte do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, está sendo desenvolvido num bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu, com crianças de 6 à 11 anos e conta com o apoio da Associação de Moradores da Cohab, e Secretaria Municipal da Educação. Objetivos: sensibilizar crianças para o cuidado com o meio onde vivem; proporcionar oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para proteger e melhorar o seu ambiente; proporcionar oportunidades das crianças inserirem-se no ambiente da cidade percebendo sua participação e responsabilidade na conservação deste; contribuir para a formação do cidadão e a conscientização da sociedade. Métodos: Aplicando a metodologia da pesquisa-ação-participativa, partir da realidade social na sua complexidade, para construir ações ambientais adequadas para a realidade e sua transformação. Este método considera a influencia do sujeito no meio em que vive e o desenvolvimento do conhecimento junto à capacidade prática de enfrentar os problemas identificados e escolhidos como focos de ação com a efetiva participação dos próprios sujeitos envolvidos. A pesquisa-ação-participativa vem sendo desenvolvida através de conversas, brincadeiras e outras atividades, usando a técnica de levantamento e mapeamento do bairro. Resultados: Este sub-projeto, em andamento, tem já alguns resultados parciais e resultados esperados. Entre os resultados parciais destaca-se o início do trabalho de identificação dos usos adequados e inadequados do ambiente urbano, pelo estudo de alguns temas que surgiram no mapeamento ambiental. No mapeamento as crianças fizeram uma maquete de onde surgiram discussões e alguns estudos que contribuíram para que elas compreendessem as causas de alguns problemas ambientais como: limpeza das praças, ruas através de multirões e da conscientização da comunidade para a problemática do lixo. Dentre os resultados esperados, a construção da maquete apontou também outros temas a serem trabalhados como: pichação de muros, arborização do bairro e melhoramento de alguns locais de lazer. Desta forma, trabalhando um conjunto de valores e sentimentos que podem levar a atitudes de cuidado com o ambiente urbano e incentivando crianças a participarem e levarem essa preocupação aos adultos, elas passam a buscar soluções para alguns dos problemas ambientais encontrados.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e10.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148297
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleEducação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação-participativapt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

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