Logotipo do repositório
 

Publicação:
Síndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este estudo originou-se na atuação da pesquisadora, professora em formação, ao deparar-se com o desafio de acompanhar, em sala de aula regular, um jovem adolescente portador de Síndrome de Down. O desafio fomentou questionamentospara a professora em formação, transformando-o em objeto de estudo, buscando,num primeiro momento, entender o que é a Síndrome de Down. Como objetivos,delineia-se: a) atentar para o percurso de formação inicial, ancorado em reflexões fundamentadas na pesquisa autobiográfica, pelo exercício concomitante da atuação,das descobertas e do aprofundamento de estudos; b) aprofundar a compreensão da relação aprendizagem e Síndrome de Down por meio do levantamento e análise de publicações sobre a aprendizagem entre portadores da Síndrome de Down, na base de teses e dissertações da CAPES. O estudo desenvolveu-se pautado em metodologia qualitativa, abarcando contribuições da pesquisa autobiográfica como processo de refletir, na escrita, a própria formação, e contribuições oriundas do Estado da Arte, como forma de compor o aprofundamento de estudos concernentes a um tema, o que permitiu, não apenas verificar, mas também realizar um balanço de lacunas temáticas nas teses e dissertações, já tornadas públicas. Considera-se que o estudo realizado pode contribuir na formação inicial de professores, pelo levantamento e apresentação dos subtemas mais focalizados e abordados na área da educação, e pela exposição de um percurso de formação da professora pesquisadora, autora.

Descrição

Palavras-chave

Síndrome de Down, Aprendizagem, Estado da arte

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação