Logotipo do repositório
 

Publicação:
Síndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorSalvarani, Carolina Ferian
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-24T12:16:30Z
dc.date.available2022-10-24T12:16:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste estudo originou-se na atuação da pesquisadora, professora em formação, ao deparar-se com o desafio de acompanhar, em sala de aula regular, um jovem adolescente portador de Síndrome de Down. O desafio fomentou questionamentospara a professora em formação, transformando-o em objeto de estudo, buscando,num primeiro momento, entender o que é a Síndrome de Down. Como objetivos,delineia-se: a) atentar para o percurso de formação inicial, ancorado em reflexões fundamentadas na pesquisa autobiográfica, pelo exercício concomitante da atuação,das descobertas e do aprofundamento de estudos; b) aprofundar a compreensão da relação aprendizagem e Síndrome de Down por meio do levantamento e análise de publicações sobre a aprendizagem entre portadores da Síndrome de Down, na base de teses e dissertações da CAPES. O estudo desenvolveu-se pautado em metodologia qualitativa, abarcando contribuições da pesquisa autobiográfica como processo de refletir, na escrita, a própria formação, e contribuições oriundas do Estado da Arte, como forma de compor o aprofundamento de estudos concernentes a um tema, o que permitiu, não apenas verificar, mas também realizar um balanço de lacunas temáticas nas teses e dissertações, já tornadas públicas. Considera-se que o estudo realizado pode contribuir na formação inicial de professores, pelo levantamento e apresentação dos subtemas mais focalizados e abordados na área da educação, e pela exposição de um percurso de formação da professora pesquisadora, autora.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237179
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSíndrome de Downpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEstado da artept
dc.titleSíndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuiçãopt
dc.title.alternativeDown Syndrome and learning: paths of a teacher in training: the state of the art as a contributionen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
salvarani_cf_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
650.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
salvarani_cf_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
452.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: