Publicação: Síndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Salvarani, Carolina Ferian | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T12:16:30Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T12:16:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este estudo originou-se na atuação da pesquisadora, professora em formação, ao deparar-se com o desafio de acompanhar, em sala de aula regular, um jovem adolescente portador de Síndrome de Down. O desafio fomentou questionamentospara a professora em formação, transformando-o em objeto de estudo, buscando,num primeiro momento, entender o que é a Síndrome de Down. Como objetivos,delineia-se: a) atentar para o percurso de formação inicial, ancorado em reflexões fundamentadas na pesquisa autobiográfica, pelo exercício concomitante da atuação,das descobertas e do aprofundamento de estudos; b) aprofundar a compreensão da relação aprendizagem e Síndrome de Down por meio do levantamento e análise de publicações sobre a aprendizagem entre portadores da Síndrome de Down, na base de teses e dissertações da CAPES. O estudo desenvolveu-se pautado em metodologia qualitativa, abarcando contribuições da pesquisa autobiográfica como processo de refletir, na escrita, a própria formação, e contribuições oriundas do Estado da Arte, como forma de compor o aprofundamento de estudos concernentes a um tema, o que permitiu, não apenas verificar, mas também realizar um balanço de lacunas temáticas nas teses e dissertações, já tornadas públicas. Considera-se que o estudo realizado pode contribuir na formação inicial de professores, pelo levantamento e apresentação dos subtemas mais focalizados e abordados na área da educação, e pela exposição de um percurso de formação da professora pesquisadora, autora. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/237179 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Síndrome de Down | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Estado da arte | pt |
dc.title | Síndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição | pt |
dc.title.alternative | Down Syndrome and learning: paths of a teacher in training: the state of the art as a contribution | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- salvarani_cf_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 650.33 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- salvarani_cf_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 452.18 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: