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Publicação:
Percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem

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Orientador

Souza Filho, Moacir Pereira de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT 33004129044P6

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Presidente Prudente. Avaliar é uma ação importante no desenvolvimento da aprendizagem escolar. A maneira como ela se organiza pode gerar estigmas ligados ao fracasso e à sensação de incapacidade de aprender. A produção desses estigmas tem ligação com uma perspectiva de educação tradicional que não considera as experiências discentes, nem mesmo o estudante como parte do processo. Ele se torna um número dentro de uma estatística que o classifica como “bom” ou “ruim”. Além disso, o medo é uma constante no processo avaliativo: é um hábito a concentração de uma grande energia na prova, um desfoque ao sentido de avaliação enquanto acompanhamento do processo educativo. Nesse cenário, a pergunta de pesquisa indagou “Como gestores, docentes e estudantes da educação básica, de uma instituição de ensino privado do oeste paulista, percebem a avaliação da aprendizagem na perspectiva do acolhimento?”, diante do qual a pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem em uma instituição de ensino privado do oeste paulista. Esta pesquisa, caracterizada como de abordagem qualitativa, foi realizada em um colégio de ensino privado localizado no oeste paulista que oferece educação escolar básica dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Foram respeitados todos os procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa. Dela participaram duas gestoras, duas docentes que lecionam no 6º Ano do Ensino Fundamental e três estudantes dessa mesma turma. Os procedimentos metodológicos para coleta de dados foram compostos pela elaboração de três roteiros de entrevistas semiestruturadas, submetidos à apreciação de três juízes especialistas, sendo um roteiro confeccionado para as gestoras escolares, um para as docentes e outro para os estudantes. Os itens que compuseram os roteiros foram Dinâmica escolar; Relação professor-estudante; Acolhimento; Avaliação da aprendizagem escolar. O procedimento para a análise dos dados contou com a transcrição do registro em áudio e vídeo das falas que foram categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Na sessão de resultados foram apresentadas 18 categorias temáticas que emergiram dos três roteiros, sendo eles: das gestoras (4), das docentes (8) e dos estudantes (6). Nas considerações finais observou-se que a percepção de gestores, docentes e estudantes sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem compactuam com os referenciais teóricos citados neste trabalho, por meio da realidade vivenciada pelos interlocutores no contexto educacional do qual fazem parte. Sugere-se que sejam feitos outros trabalhos com uma amostragem mais ampla e advinda de escolas públicas e privadas, o que poderá apresentar contrapontos nos conceitos avaliativos entre diferentes contextos.

Resumo (inglês)

This dissertation is linked to the line of research “Training Processes, Teaching and Learning” of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente campus. Assessing is an important action in the development of school learning. The way it is organized can generate stigmas linked to failure and the feeling of inability to learn. The production of these stigmas is linked to a traditional education perspective that does not consider student experiences, nor even the student as part of the process. It becomes a number within a statistic that classifies it as “good” or “bad”. Furthermore, fear is a constant in the evaluation process: it is a habit to concentrate a lot of energy on the test, a blurring of the sense of evaluation while monitoring the educational process. In this scenario, the research question asked “How do managers, teachers and students of basic education, from a private educational institution in the west of São Paulo, perceive the evaluation of learning from the perspective of reception?”, in view of which the research had as its general objective identify and analyze the perception of managers, teachers and basic education students about welcoming in the assessment of learning in a private educational institution in the west of São Paulo. This research, characterized as a qualitative approach, was carried out in a private school located in the west of São Paulo that offers basic school education from the initial years of Elementary School to High School. All ethical procedures established for the research were respected. Two managers participated in it, two teachers who teach in the 6th year of Elementary School and three students from that same class. The methodological procedures for data collection were composed of the preparation of three semi-structured interview scripts, submitted to the assessment of three expert judges, with one script prepared for school managers, one for teachers and another for students. The items that made up the scripts were School dynamics; Teacher-student relationship; Reception; Assessment of school learning. The procedure for data analysis included the transcription of audio and video recordings of the speeches that were categorized using the content analysis technique. In the results session, 18 thematic categories were presented that emerged from the three scripts, namely: managers (4), teachers (8) and students (6). In the final considerations, it was observed that the perception of managers, teachers and students regarding welcoming in the assessment of learning agrees with the theoretical references cited in this work, through the reality experienced by the interlocutors in the educational context of which they are part. It is suggested that further work be carried out with a broader sample from public and private schools, which may present counterpoints in the evaluative concepts between different contexts.

Descrição

Palavras-chave

Percepção, Acolhimento, Avaliação, Aprendizagem Escolar, Perception, Reception, Assessment, School learning

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Cristiane Cardozo da. Percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem. Moacir Pereira de Souza FIlho. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.

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