Publicação: Percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem
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Data
Autores
Orientador
Souza Filho, Moacir Pereira de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e
Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e
Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de
Presidente Prudente. Avaliar é uma ação importante no desenvolvimento da aprendizagem
escolar. A maneira como ela se organiza pode gerar estigmas ligados ao fracasso e à sensação
de incapacidade de aprender. A produção desses estigmas tem ligação com uma perspectiva
de educação tradicional que não considera as experiências discentes, nem mesmo o estudante
como parte do processo. Ele se torna um número dentro de uma estatística que o classifica
como “bom” ou “ruim”. Além disso, o medo é uma constante no processo avaliativo: é um
hábito a concentração de uma grande energia na prova, um desfoque ao sentido de avaliação
enquanto acompanhamento do processo educativo. Nesse cenário, a pergunta de pesquisa
indagou “Como gestores, docentes e estudantes da educação básica, de uma instituição de
ensino privado do oeste paulista, percebem a avaliação da aprendizagem na perspectiva do
acolhimento?”, diante do qual a pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a
percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na
avaliação da aprendizagem em uma instituição de ensino privado do oeste paulista. Esta
pesquisa, caracterizada como de abordagem qualitativa, foi realizada em um colégio de ensino
privado localizado no oeste paulista que oferece educação escolar básica dos anos iniciais do
Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Foram respeitados todos os procedimentos éticos
estabelecidos para a pesquisa. Dela participaram duas gestoras, duas docentes que lecionam
no 6º Ano do Ensino Fundamental e três estudantes dessa mesma turma. Os procedimentos
metodológicos para coleta de dados foram compostos pela elaboração de três roteiros de
entrevistas semiestruturadas, submetidos à apreciação de três juízes especialistas, sendo um
roteiro confeccionado para as gestoras escolares, um para as docentes e outro para os
estudantes. Os itens que compuseram os roteiros foram Dinâmica escolar; Relação
professor-estudante; Acolhimento; Avaliação da aprendizagem escolar. O procedimento para
a análise dos dados contou com a transcrição do registro em áudio e vídeo das falas que foram
categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Na sessão de resultados foram
apresentadas 18 categorias temáticas que emergiram dos três roteiros, sendo eles: das gestoras
(4), das docentes (8) e dos estudantes (6). Nas considerações finais observou-se que a
percepção de gestores, docentes e estudantes sobre o acolhimento na avaliação da
aprendizagem compactuam com os referenciais teóricos citados neste trabalho, por meio da
realidade vivenciada pelos interlocutores no contexto educacional do qual fazem parte.
Sugere-se que sejam feitos outros trabalhos com uma amostragem mais ampla e advinda de
escolas públicas e privadas, o que poderá apresentar contrapontos nos conceitos avaliativos
entre diferentes contextos.
Resumo (inglês)
This dissertation is linked to the line of research “Training Processes, Teaching and Learning”
of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology of the
São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente campus.
Assessing is an important action in the development of school learning. The way it is
organized can generate stigmas linked to failure and the feeling of inability to learn. The
production of these stigmas is linked to a traditional education perspective that does not
consider student experiences, nor even the student as part of the process. It becomes a number
within a statistic that classifies it as “good” or “bad”. Furthermore, fear is a constant in the
evaluation process: it is a habit to concentrate a lot of energy on the test, a blurring of the
sense of evaluation while monitoring the educational process. In this scenario, the research
question asked “How do managers, teachers and students of basic education, from a private
educational institution in the west of São Paulo, perceive the evaluation of learning from the
perspective of reception?”, in view of which the research had as its general objective identify
and analyze the perception of managers, teachers and basic education students about
welcoming in the assessment of learning in a private educational institution in the west of São
Paulo. This research, characterized as a qualitative approach, was carried out in a private
school located in the west of São Paulo that offers basic school education from the initial
years of Elementary School to High School. All ethical procedures established for the
research were respected. Two managers participated in it, two teachers who teach in the 6th
year of Elementary School and three students from that same class. The methodological
procedures for data collection were composed of the preparation of three semi-structured
interview scripts, submitted to the assessment of three expert judges, with one script prepared
for school managers, one for teachers and another for students. The items that made up the
scripts were School dynamics; Teacher-student relationship; Reception; Assessment of school
learning. The procedure for data analysis included the transcription of audio and video
recordings of the speeches that were categorized using the content analysis technique. In the
results session, 18 thematic categories were presented that emerged from the three scripts,
namely: managers (4), teachers (8) and students (6). In the final considerations, it was
observed that the perception of managers, teachers and students regarding welcoming in the
assessment of learning agrees with the theoretical references cited in this work, through the
reality experienced by the interlocutors in the educational context of which they are part. It is
suggested that further work be carried out with a broader sample from public and private
schools, which may present counterpoints in the evaluative concepts between different
contexts.
Descrição
Palavras-chave
Percepção, Acolhimento, Avaliação, Aprendizagem Escolar, Perception, Reception, Assessment, School learning
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Cristiane Cardozo da. Percepção de gestores, docentes e estudantes da educação básica sobre o acolhimento na avaliação da aprendizagem. Moacir Pereira de Souza FIlho. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.